Os adolescentes estão em um estágio crítico de suas vidas, que é a transição da infância para a maturidade para a idade adulta. Durante este período de suas vidas, eles estão passando por grandes mudanças hormonais e estão sofrendo pressão de seus pares, da mídia e de outras influências externas. Nesse estágio significativo de suas vidas, eles precisam que seus pais se tornem seus amigos, em vez de seus pais ou da alta autoridade que controla seu estilo de vida. Eles precisam sentir ajuda e apoio ao longo dessa fase de suas vidas. Você pode obter algumas dicas excelentes sobre como se comunicar com seu filho adolescente no popular e eficaz programa Teenage parenting 101.
É importante perceber que, durante esse estágio de suas vidas, os adolescentes estão continuamente buscando independência de seus pais em todos os aspectos de suas vidas. Eles estão começando a desenvolver desejos sexuais e questionar a existência de deus e espiritualidade em suas vidas. Desejam ser tratados como adultos e estão em constante busca de sua identidade, encontrando os grupos a que pertencem e, mais importante, encontrando-se.
Dê-lhes amor, perdão e apoio constante quando experimentarem o fracasso. Os adolescentes precisam ter certeza de que, quando cometerem erros, eles perceberão e evitarão que aconteça novamente no futuro. É seu dever, como pais e amigos, amá-los sempre, aconteça o que acontecer, e tranquilizá-los de que não há problema em cometer erros, desde que aprendam com eles. Ao lidar com adolescentes durante este período crítico, você precisa fazer com que saibam que eles sempre serão amados e que você sempre estará disponível para apoiar e ajudar a curar suas feridas.
Ouça suas preocupações e alimente-as. Um ótimo estilo parental é quando você mantém a comunicação fluindo entre você e seu filho adolescente. Não se deixe isolar deles. Esteja sempre ao seu lado com um ombro para chorar e um ouvido pronto para ouvir. Dê-lhes a oportunidade de falar sem lhes dar longas palestras que os fazem sentir-se inadequados e incompetentes. Afinal, todos cometemos erros; os adolescentes precisam ter certeza de que você não os está tratando como crianças e tentando controlá-los. Fale com eles da mesma forma que um amigo falaria com eles; faça-os sentir como se estivessem conversando com um amigo, e não com os pais.
Reconheça os limites que você estabeleceu para eles. Os adolescentes estão constantemente reavaliando os limites que você estabelece para eles, sejam eles muito rígidos, muito tolerantes ou superprotetores. Você nunca deve ser superprotetor com eles, porque tem que deixá-los cair e falhar para que aprendam. Você nunca deve deixar seus medos atrapalharem sua proteção. São os seus medos que criam os limites superprotetores que você estabelece para eles e, para combatê-los, você precisa estar preparado para vê-los fracassar pelo menos uma vez na vida.
Permita que eles tomem decisões por si próprios. Na criação de filhos adolescentes, tente aceitar o máximo possível de seus pedidos e dar-lhes espaço para tomar suas próprias decisões. Permita que escolham seus próprios gostos em roupas, hobbies e atividades, porque isso lhes dá um senso de identidade e cria um vínculo mais forte entre vocês, pais e adolescentes. Se eles sentirem que você tem controle constante sobre suas vidas, isso desencadeará a poderosa força de rebelião embutida neles. Recuse-se a tomar decisões por eles.
Elogie suas boas qualidades e decisões. Sempre deixe que eles saibam como você se sente sobre a decisão sábia e madura que eles tomam; isso permite que a comunicação de sua independência cresça e eles se sintam mais adequados. Diga a eles que você os ama e que tem orgulho deles. Isso os faz sentir satisfação e os orienta para o caminho certo.
Não os compare com os outros. Não compare verbalmente seus filhos adolescentes com os irmãos ou filhos de outras pessoas; isso enfurece os adolescentes e cria mais raiva e rebelião neles. Isso também cria rivalidade e ciúmeentre irmãos. Sempre reconheça sua singularidade e boas qualidades para garantir que isso não ocorra.
Respeita-os. Sempre bata antes de entrar no quarto de um adolescente. Fale com eles com respeito e não os envergonhe na frente dos outros.
É claro que, mesmo nutrindo suas almas, eles sempre terão a tendência de rebelião embutida neles. Esteja sempre preparado para o pior e tente controlar sua raiva em relação às más ações deles. Lembre-se de estar sempre disponível para ajudá-los como amigo ou companheiro.