Uma futura mamãe pode ficar muito excitada e apreensiva ao mesmo tempo quando suas contrações começam. Ela ficará animada porque logo poderá ver seu filho. Ela ficará apreensiva porque ainda há incertezas sobre como ela dará à luz, se o bebê nascerá normalmente e não sofrerá estresse excessivo. Muitas emoções podem passar por sua mente durante esse tempo. Um fato permanece. Durante o trabalho de parto, ela precisa fazer força para trazer o bebê pelo canal do parto a tempo para o parto iminente. Existem dois tipos de empurrar. Um é chamado de empurrão espontâneo. É quando a mãe sabe quando é o momento certo para empurrar e faz isso naturalmente. O outro échamado de empurrar direcionado onde a parteira, enfermeira ou parteira, ao mesmo tempo, diz à mãe quando e como empurrar. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a saber quando e como empurrar na hora certa.
Algumas mulheres não têm o desejo de empurrar nos estágios iniciais do trabalho de parto, quando o bebê ainda está acima da estação zero e ainda bem alto dentro do útero. A maneira mais eficaz de ajudar o corpo a ter vontade de empurrar depois de algumas contrações é agachar-se.
Os músculos abdominais devem ser usados para empurrar, não o pescoço e o rosto, os braços e as pernas. Usar isso só fará com que você perca muita energia e você precisará de mais energia nos estágios finais do trabalho de parto para facilitar a saída do seu bebê do canal do parto.
Encontre a posição mais confortável para você. A maioria das mulheres descobre que deitar de lado com vários travesseiros entre as pernas é uma forma eficaz de minimizar as contrações dolorosas. Esta posição é muito eficaz durante a segunda fase do parto. Empurrar nesta posição diminuirá a tensão no períneo e ajudará a evitar lacerações e episiotomia.
A menos que o bebê esteja estressado, espere e deixe seus músculos uterinos fazerem força. Isso ocorrerá naturalmente e permitirá que você descanse e respire com facilidade. Use uma técnica de respiração entre as contrações para ajudar a diminuir o estresse em você e seu filho. Quando você sentir vontade de empurrar, vá em frente e empurre usando os músculos uterinos. Pequenos grunhidos para acompanhar seu empurrão parecem ser eficazes. Outras mulheres prendem a respiração quando fazem força.
Se você estiver deitado de costas quando sentir contrações, respire profundamente antes de prendê-lo por cerca de 10 segundos, durante os quais usará os músculos uterinos para empurrar. Empurrar o queixo contra o peito ajuda a ter mais força para empurrar. Puxe as pernas para trás e segure-se nas barras de apoio ou nas mãos de alguém enquanto empurra.
Após 10 segundos, relaxe e solte a respiração. Pegue outro fundo, segure por oito contagens e solte. Quando a contração passar, relaxe e aguarde a próxima série de contrações. O relaxamento intermediário ajuda a recuperar a energia gasta empurrando. Serão necessários mais alguns empurrões e relaxamento antes que você possa conhecer seu bebê.
Pratique exercícios de respiração profunda para ajudá-lo a relaxar e se concentrar mais na técnica de empurrar. Pode ser doloroso e exaustivo, e fazer de tudo para ajudar seu corpo a relaxar e recuperar as forças durante o trabalho infantil irá garantir que você não gaste toda a sua energia empurrando.