Após meses de desconforto, hábitos alimentares incomuns e exaustão, sua data de parto está quase aqui! Você está ansiosa para finalmente conhecer seu novo bebê e pode começar a sentir alguns sintomas de parto. Não se deixe enganar por sintomas falsos. Aqui estão alguns sinais de que o trabalho de parto está realmente a caminho.
O bebê cai (relâmpago). Ahhh, você pode respirar! A pressão liberada de seus pulmões pode indicar que o bebê caiu ainda mais em sua pélvis, dando espaço para que seus pulmões se expandam. O outro lado desse alívio é que você pode sentir um aumento da pressão na bexiga, fazendo com que você corra para o banheiro com mais frequência.
Passando pelo tampão mucoso. O tampão mucoso sela o canal do parto durante a gravidez e protege o útero de bactérias e germes. Quando é descarregado, pode parecer rosa ou tingido de sangue. Isso acontece com mais frequência ao usar o banheiro e você pode notar roupas íntimas ou lenços de papel manchados. Pode acontecer de uma só vez ou em pequenas quantidades ao longo de alguns dias. O trabalho de parto pode começar imediatamente, dentro de algumas horas, dias ou mesmo semanas após a perda do tampão mucoso.
Quebra de água. A água é na verdade sua bolsa amniótica que envolve seu bebê. Quando as membranas se rompem, pode produzir um grande jorro ou apenas um gotejamento. É raro que isso aconteça antes do início do trabalho de parto, mas se você notar, ou mesmo suspeitar que sua bolsa estourou, chame seu médico imediatamente.
Contrações. Este é o sinal revelador e óbvio de trabalho de parto. Você pode ter sentido contrações de Braxton Hicks, ou falso trabalho de parto, já em 20 semanas. Essas contrações são tipicamente irregulares e não se aproximam. Se for trabalho de parto verdadeiro, a dor da contração é cada vez mais dolorosa, mais intensa e consistente. Comece a cronometrar as contrações e conforme elas se tornam mais próximas e duram mais, entre em contato com seu médico. Eles devem ocorrer em cerca de 4-6 minutos e durar entre 30 segundos e dois minutos. Peça ao seu parceiro para ajudar a mapear suas contrações; incluem hora de início, hora de término, frequência e duração.
Dor lombar. Se você tem uma leve dor nas costas que parece ir e vir, você pode realmente estar tendo contrações que está sentindo nas costas. A posição do bebê pode estar causando o trabalho de parto nas costas. Cronometre essa dor como se fosse uma contração para ver se há um padrão e aumento na frequência.
Aninhamento. Algumas mulheres experimentam uma explosão de energia pouco antes de o bebê nascer. Após 9 meses sem querer nada além de um cochilo relaxante, você pode sentir vontade de limpar, planejar, fazer listas de compras e muito mais. Tente economizar um pouco dessa energia, pois você pode ter um bebê a qualquer momento!
Trabalho de parto prematuro. Nem todos os casos de trabalho de parto prematuro podem ser evitados, mas existem sinais dos quais todas as mulheres devem estar atentas. Coisas como sangue vermelho e brilhante saindo da vagina, vômitos contínuos, dor lombar ou pressão pélvica intensa. Se você sentir algum desses sintomas, deve entrar em contato com seu médico para determinar se há algum problema. Detectar problemas precocemente pode ajudá-lo a carregar seu bebê até o nascimento.