Um dos momentos difíceis durante o primeiro ano de qualquer bebê é quando seus dentes começam a sair. A idade exata em que os dentes de um bebê saem varia de uma criança para outra. Normalmente, um bebê ganha o primeiro dente entre 5 e 8 meses de idade. Nos primeiros dois anos de vida de um bebê, você pode esperar que mais de 15 de seus dentes apareçam.
O bebê na dentição reage de maneira diferente
A dentição pode começar três meses antes da erupção real do dente. Mas, novamente, isso varia de bebê para bebê. Dependendo de com quem você fala, a dentição pode resultar em uma série de sintomas como irritabilidade, choro, mastigação, febre baixa, salivação excessiva, distúrbios do sono e muitos mais. Se esses sintomas são realmente causados pela dentição ou não, é frequentemente objeto de debate entre mães, avós, cuidadores, pediatras e dentistas. Uma coisa é certa: cada dentição reage de maneira diferente a esse marco importante.
Para manter o bebê calmo durante o processo de dentição, tente uma das seguintes sugestões:
Ofereça ao bebê algumas distrações. Quando o bebê começar a ficar agitado, encontre atividades que o façam esquecer temporariamente de seu desconforto. Experimente brincar com ele, cantar para ele ou levá-lo para passear no jardim.
Dê a ele um anel de dentição. Os anéis de dentição são grandes invenções. Coloque um par no freezer. Quando uma birra começar a surgir, retire a argola de dentição do congelador, espere um ou dois minutos e, em seguida, dê ao seu bebê a argola fria para roer. Não dê uma dentição congelada que pode machucar seus lábios e gengivas. O frio vai entorpecer suas gengivas doloridas, agindo como um anestésico local. Apenas certifique-se de verificar se o anel de dentição que você comprou é seguro para bebês. Não se esqueça de lavar e secar bem a dentição após cada utilização. Não dê ao seu bebê biscoitos ou biscoitos que podem quebrar em pedaços. Esses são riscos de asfixia.
Esfregue suas gengivas. Você pode usar um pano macio e limpo para esfregar as gengivas. Coloque um cubo de gelo na toalha para mantê-lo fresco. Massageie suavemente.
Evite estresse adicional. Bebês agitados se agitam mais quando os arredores não são calmos e pacíficos. Os bebês podem sentir estresse ao seu redor, então certifique-se de levá-lo para um lugar tranquilo em vez de na sala de estar com a televisão ou o aparelho de som no máximo. Mantenha a calma também. Lembre-se de que tudo acontecerá, incluindo a dentição.
Considere dar medicamentos. Verifique com o pediatra se seu bebê precisa de analgésicos como ibuprofeno ou paracetamol ou medicação anestésica gengival. Eles geralmente contêm um anestésico local. Pergunte também sobre os géis de dentição que afirmam ajudar a aliviar o desconforto do bebê. Nunca dê medicamentos que não sejam recomendados pelo pediatra. Mergulhar a dentição em rum, uísque ou qualquer outro tipo de álcool é proibido. Pode oferecer alívio temporário da dor, mas também pode ser tóxico para o bebê.
Alguns pais têm a sorte de nunca apresentar os sintomas frequentemente associados à dentição. Há bebês que acordam no dia seguinte com um dente de leite novinho em folha, sem a confusão normalmente associada a esse evento. Outros bebês se transformam em pequenos monstros durante o período da dentição. Experimente algumas das sugestões acima. Se nada parecer funcionar, peça orientação ao pediatra, pois, pelo que você sabe, a agitação não é causada por dentição. Lembre-se de ser extremamente paciente e calmo durante esse período. Um bebê com dentição precisa do seu apoio, amor e compreensão.