Todos nós ficamos com raiva uma vez ou outra, não importa quão velhos - ou quão jovens - sejamos. Mas, embora possamos tentar controlar nossa própria raiva, como podemos ajudar nossos filhos a controlar a deles? A primeira coisa a fazer quando seu filho fica fora de controle é manter a calma e, então, você poderá ajudá-lo com estas etapas principais:
Permita que seu filho reconheça e expresse raiva, mas tente encorajar essa expressão a ser calma. Você pode ajudar seu filho a desenvolver um vocabulário de sentimentos como raiva e frustração. Se seu filho souber identificar os sentimentos, eles podem não parecer tão opressores.
Sente-se com seu filho e discuta os sentimentos de raiva juntos, descobrindo a causa do que o está incomodando. Lembre à criança que a raiva é uma emoção normal e que não há problema em se sentir assim, mas não é normal atacar no momento. Ajude a canalizar a raiva para abordagens mais construtivas.
Certifique-se de que está realmente ouvindo seu filho quando ele fala. Às vezes, as crianças ficam com raiva porque não se sentem realmente ouvidas. Lembre-se de não julgar o que a criança diz, mas de ser uma caixa de ressonância objetiva.
Olhe além da superfície da raiva para ver de onde ela está vindo. A raiva é uma resposta a uma situação específica ou pode estar mascarando um problema mais profundo? Se seu filho fica zangado com frequência, considere se ele ou ela pode estar realmente ansioso ou inseguro. Freqüentemente, a tensão na família pode levar os filhos a ficarem zangados.
Ajude seu filho a reconhecer os sinais de alerta quando ele ou ela estiver ficando com raiva. Ao compreender o que acontece quando a raiva é desencadeada, seu filho será mais capaz de controlar seu comportamento.
Tente reorientar a raiva de seu filho examinando seu impacto. Por exemplo, se seu filho está tendo um acesso de raiva, desligue a atenção do comportamento negativo e fale sobre como você se sente triste ao vê-lo em angústia e o quanto você prefere ver sorrisos. Isso pode desencadear uma conversa sobre coisas que podem fazer a criança se sentir feliz e desviar mais raiva.
Dê ao seu filho toda a atenção que ele procura para resolver o problema. Muitas vezes, isso pode acalmar uma criança zangada e permitir que vocês resolvam os problemas juntos.
Estabeleça limites para seu filho para que ele se sinta seguro sabendo que você está no comando. Isso proporciona uma importante sensação de segurança que pode ajudá-lo a se sentir mais calmo.
Deixe seus filhos saberem que não há problema em não ser perfeito. Mostre a eles que você também comete erros e isso faz parte do ser humano. Se seus filhos aprenderem a rir de si mesmos, talvez se esqueçam de ficar com raiva.
Cuidado:
Se seu filho parece zangado o tempo todo, você pode procurar ajuda profissional para descobrir a raiz do problema.
Dicas rápidas:
Muitas crianças modelam seus pais? comportamento. Portanto, se você tende a perder a paciência com facilidade, tente primeiro mudar seu comportamento e poderá descobrir que seu filho também muda.