A comunidade médica geralmente considera o leite materno a melhor opção para o seu bebê. Mas muitos pais optam por dar fórmula para bebês no primeiro ano de vida. A fórmula é composta por ingredientes especiais que tentam imitar o leite materno. Os ingredientes comuns incluem quantidades especiais de gorduras, proteínas, carboidratos, ferro, cálcio e outras vitaminas e minerais. Diferentes marcas de fórmulas diferem em seus ingredientes.
Por causa dos ingredientes especiais da fórmula, é muito importante que você não tente fazer sua própria fórmula do zero. Também é importante que você siga meticulosamente as instruções para misturar a fórmula sem erros, para evitar problemas de desenvolvimento.
- Use a mesma fórmula que seu hospital usou. Se o seu bebê estava na UTIN (unidade de terapia intensiva neonatal), ele pode ter recebido fórmula. Nesse caso, é importante usar a mesma marca e tipo de hospital usado. Seu bebê já está acostumado a isso e você sabe que ele não tem alergia a ela. Se o seu bebê estava na UTIN devido à prematuridade, tente fazer com que seu bebê receba leite materno - bebês prematuros se desenvolvem muito melhor com leite materno do que com fórmula.
- Converse com seu pediatra. Pergunte ao seu pediatra qual a fórmula mais adequada para o seu bebê. Ela pode ter algumas recomendações.
- Pergunte que tipo de fórmula funciona para sua família. Existem três tipos de fórmulas: em pó, concentrada e pronta para alimentar.
- Pronto para alimentar é a fórmula que já é misturada com água na concentração correta. É bom para viajar ou em um lugar onde a mistura de um pó pode ser difícil. Mas pronto para alimentar também é a forma mais cara.
- A fórmula de concentrado requer que você adicione água. É um pouco mais barato do que pronto para alimentar e mais fácil de usar do que a fórmula em pó.
- A fórmula em pó é a opção mais barata, mas também a mais confusa. Vem em latas com conchas ou em embalagens pré-medidas.
- Fortificado com ferro. A European Academy of Pediatrics (AAP) recomenda que bebês que não estão sendo amamentados recebam uma fórmula fortificada com ferro até completarem o primeiro aniversário.
- Fórmula de soja. A maioria das fórmulas é feita de leite de vaca. Mas alguns bebês são alérgicos ao leite de vaca e a fórmula à base de soja é uma opção. O leite de soja não é para todos os bebês, pois é muito rico em açúcar. Se você acha que seu bebê é alérgico ao leite de vaca da fórmula, converse com o pediatra antes de trocar as fórmulas.
- Fórmula de especialidade. Algumas fórmulas são elaboradas especialmente para bebês com necessidades especiais ou para bebês alérgicos ao leite de vaca e de soja. Seu pediatra o informará se seu bebê precisa de uma fórmula especial.