Envelhecer é um evento natural inevitável pelo qual todos passam. A menos que você seja imortal, isso não pode ser evitado de forma alguma. À medida que uma pessoa amadurece, sua personalidade, conduta e comportamento também mudam. Se você deseja aprender como cuidar emocionalmente dos idosos, precisa compreender o impacto total da mortalidade nos homens. Olhe para trás e entenda como uma pessoa se desenvolve desde a infância até a idade adulta. O ciclo de vida inclui os seguintes atributos humanos:
Processo contínuo
1ª fase: Quando criança, você é muito dependente dos outros. Você não pode viver sozinho porque precisa do sustento das pessoas que o amam. Você começará a aprender coisas novas e a desenvolver novas habilidades. Este é um processo contínuo que o levará à próxima fase.
2ª fase: Conforme você começa a amadurecer, você se tornará independente. Você aplicará tudo o que aprendeu e construirá novas redes de relacionamentos. Você trabalhará para sobreviver e conseguir o que deseja. É nesta fase que vai construir ou quebrar o valor significativo de sua vida.
3ª Fase: Conforme você envelhece, seu corpo e sua mente também começam a envelhecer. Seu corpo ficará fraco e sua mente perderá o controle. Todas as suas habilidades aprendidas se tornarão inúteis devido às suas capacidades limitadas. À medida que seu corpo começa a se deteriorar, você se tornará dependente de outras pessoas para seu sustento novamente. Esta é a última fase da sua vida. O ciclo agora está completo.
Lembre-se de que você lidará com indivíduos que já estão na 3ª fase. Eles podem estar experimentando algumas repercussões graves sobre a vida que viveram. Sua compreensão será a chave para seus corações. Com isso em mente, continue lendo para aprender como cuidar emocionalmente de pessoas idosas.
Paciência.Espere mudanças de comportamento erráticas de pessoas idosas. Eles são o grupo mais teimoso e irritadiço que você já encontrou. Não leve isso para o lado pessoal. Existem muitas razões para esse comportamento e acontece que você está lá para absorver suas condutas desagradáveis. Mantenha sua posição e seja paciente. Essa é a única maneira de você superá-los.
Bondade e sinceridade. Mostre verdadeira preocupação sendo gentil, mesmo que eles não sejam. Você nunca terá problemas em fazer isso, contanto que seja sincero com sua intenção de apoiá-los emocionalmente em todos os momentos. Dirija-se a eles com um toque amoroso e um sorriso, mesmo que eles franzam a testa. Mostre a eles que você está feliz com o que está fazendo e que gosta da companhia deles.
Ouvir. Os velhos têm muitos contos e com certeza você pode aprender muito com eles. Ter alguém com quem conversar se tornará a liberação emocional de todas as suas frustrações, arrependimentos e medos. Cure suas almas feridas, permitindo que falem sobre suas experiências anteriores.
Respeito. Mesmo que eles dependam de você, nunca os trate com condescendência. Para cuidar efetivamente deles emocionalmente, é importante que você ganhe sua confiança e a única maneira de fazer isso é mostrando respeito por eles.
Basta seguir essas dicas simples e você certamente irá tocar suas velhas almas. Se feito corretamente, você será capaz de dar felicidade e paz de espírito até mesmo aos homens mais problemáticos. Lembre-se, eles ainda merecem este último ato de bondade, independentemente de como viveram suas vidas.