Um divórcio contestado é quando ambas as partes estão de acordo sobre o divórcio, mas não conseguem chegar a um acordo sobre outras questões, como bens conjugais e custódia dos filhos. Em cada estado, o casal passa por diferentes etapas para que o divórcio ocorra. Diferentes estados também podem ter diferentes leis sobre um divórcio contestado.
Illinois - Em Illinois, os fundamentos legais para o divórcio exigem que o casal tenha vivido um período mínimo de 2 anos de diferença. Eles também podem optar por pedir o divórcio por separação judicial, em que o casamento não é cancelado, mas eles serão separados. Também é útil que os casais consultem os formulários de divórcio online para poderem ter uma ideia dos requisitos para o divórcio. Para propriedades, eles serão divididos entre o casal de forma justa. Isso não significa necessariamente que os ativos serão divididos igualmente entre cada parte.
Alabama - No Alabama, as leis estaduais exigem que um ou ambos os pares sejam residentes do estado por pelo menos 6 meses para solicitar o divórcio. Os não residentes não podem pedir o divórcio. Também é útil se o casal pesquisar as formas jurídicas do divórcio com seus advogados para estar pronto para o divórcio. Algumas das razões para um tribunal conceder o divórcio são adultério, crime contra a natureza, incompatibilidade ou violência doméstica. O tribunal também pode conceder ao casal a separação judicial em vez do divórcio quando o casal decide sobre os acordos de separação. Se o casal puder resolver as questões jurídicas por conta própria, então pode ser um divórcio rápido.
Geórgia - Na Geórgia, alguns dos fundamentos legais para o divórcio incluem casamentos de parentesco próximo, impotência, adultério, doença mental, dependência de drogas ou intoxicação habitual. Os formulários de divórcio são tratados por um advogado. Em um divórcio contestado, o juiz pode aconselhar o casal a buscar aconselhamento para que o casal chegue a um acordo sobre certas questões relacionadas ao casamento. Quanto à distribuição dos bens do casal, os bens de cada uma das partes continuarão a ser propriedade deles. Para a custódia da criança, o juiz dará a custódia ao pai que tem capacidade para cuidar da criança. Se a criança tiver 14 anos ou mais, ela tem o direito de escolher entre os pais.
Processo de divórcio contestado
Esses são apenas alguns dos estados que têm leis diferentes sobre o divórcio contestado. Antes de entrar com o pedido de divórcio contestado, é aconselhável verificar as leis em seu estado, pois existem algumas grandes diferenças em relação às leis de cada estado. Isso lhe dará uma visão geral de suas vantagens e desvantagens no divórcio. O advogado também irá informá-lo sobre as etapas e os documentos que você precisará para passar no divórcio. A maioria dos processos de divórcio contestados duram muito tempo. Às vezes, é mais conveniente que o casal resolva apenas as questões durante um acordo, em vez de passar por processos judiciais.