Como minimizar os efeitos do divórcio nas crianças?

Mesmo que você não brigue na frente das crianças
Mesmo que você não brigue na frente das crianças, não pense que elas não sabem nada sobre a situação.

Nenhum casal se casa pensando que em alguns anos ou mesmo meses se divorciará. O divórcio já é difícil o suficiente para as duas pessoas que juraram ficar juntas no bom ou no mau. Imagine o que o divórcio faz com os filhos.
Quando os pais decidem se separar, eles devem conduzir seus filhos nas águas turvas dessa grande mudança em suas vidas. Minimizar os efeitos do divórcio sobre os filhos deve ser a principal preocupação dos pais. Por quê?
Porque na maioria dos divórcios, são os filhos que sofrem mais do que os pais. Seus sentimentos e opiniões são freqüentemente deixados de lado, totalmente ignorados. Ignorar como o divórcio afeta seus filhos é um grande erro.

  • Seja honesto. Mesmo que você não brigue na frente das crianças, não pense que elas não sabem nada sobre a situação. As crianças podem detectar mudanças na dinâmica familiar. Eles podem sentir coisas além do que os adultos pensam que são capazes de sentir. Converse com seus filhos sobre o que está acontecendo. Eles têm todo o direito de saber. No entanto, nunca reclame ou fale mal de seu cônjuge para seus filhos. Não importa quais problemas vocês enfrentem como casal, lembre-se de que seu cônjuge ainda é o pai de seus filhos. Eles precisam continuar amando e respeitando vocês dois.
  • Assegure-os de que não é culpa deles. Os filhos não podem deixar de pensar que são a causa ou pelo menos contribuíram para o divórcio. Se seus filhos expressarem isso, diga-lhes que eles não são de forma alguma a causa ou o motivo da separação. Saber que não é culpa deles é importante para eles.
  • Permita que eles façam perguntas. Certifique-se de que seus filhos saibam que podem abordá-lo a qualquer hora se tiverem dúvidas ou se apenas quiserem conversar. Quer queiram falar sobre fatos ou seus sentimentos, eles precisam saber que você está disposto a ouvir.
  • Seja mais carinhoso. Dê a eles atenção física extra... um tapinha na cabeça, um beijo na bochecha, um abraço inesperado. Eles precisam se sentir amados, não dando-lhes presentes ou dinheiro, mas por meio de afeto físico e emocional.
    O divórcio já é difícil o suficiente para as duas pessoas que juraram ficar juntas no bom ou no mau
    O divórcio já é difícil o suficiente para as duas pessoas que juraram ficar juntas no bom ou no mau.
  • Passe mais tempo de qualidade com eles. Seu mundo está desmoronando e o deles também. Aumente o tempo que você gasta com eles. Encontre atividades de que gostem e faça-as com elas. Você precisa ter mais momentos de união para que eles não se sintam negligenciados.
  • Tenha paciência. Por causa do que está acontecendo, seus filhos podem agir mal. Suas notas podem não ser tão boas. Algumas crianças têm problemas na escola ou mesmo fora de casa. Se seus filhos não eram difíceis antes, então pode ser seguro dizer que as coisas negativas que eles estão exibindo podem ser devido à situação em casa. Seja mais paciente com eles. Segure sua língua. Faça o seu melhor para não ficar bravo com eles. Em vez disso, sente-se com eles e converse de coração para coração.
  • Procure aconselhamento. Os professores de seus filhos podem detectar mudanças no humor, nas atitudes e no comportamento de seus filhos. Peça aos filhos que avisem se perceberem algo diferente. Fale com o orientador escolar na escola e peça conselhos. Se necessário, leve as crianças a um conselheiro infantil qualificado.

O divórcio nunca é fácil para os filhos. Muitos filhos divorciados, se não forem devidamente orientados, acabam se divorciando no futuro. Não permita que as dores do divórcio afetem seus filhos. Faça o possível para minimizar os efeitos de sua separação em seus filhos. Mostre a seus filhos todo o amor e compreensão que puder durante esses momentos de provação emocional.

Artigos relacionados
  1. Como obter um acordo justo no caso de custódia de menores?
  2. Como preparar um acordo de separação judicial ohio?
  3. Como reconhecer sinais de um cônjuge traidor?
  4. Como se preparar para o divórcio com formulários de divórcio grátis?
  5. Como reconhecer e sair de um relacionamento abusivo?
  6. Como manter amigos após o divórcio?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail