Como reconhecer e sair de um relacionamento abusivo?
Dr. Emanuel Gustavo Zaragoça F
• 3 min de leitura
Aceitar a realidade de que você está em um relacionamento abusivo é difícil, porque você sempre diz a si mesmo que ele a ama muito. Às vezes é difícil saber por si mesmo se um relacionamento é abusivo, mas existem sinais e condições que podem dizer se você está em um relacionamento abusivo:
Abuso Físico
Seu parceiro bate em você em qualquer parte do seu corpo
Seu parceiro chuta você no rosto ou em qualquer parte do seu corpo
Seu parceiro lhe dá uma cotovelada ou usa qualquer outra parte do corpo para machucá-lo
Você não deve dar desculpas ou explicar por que ele fez isso com você. Se ele te ama, você não deve se machucar, mesmo se cometer erros.
Abuso Verbal
Se ele zombar de você na frente de outras pessoas
Se ele bate o telefone para baixo, mesmo se você ainda não estão falando acabado
Se ele usar linguagem chula ao falar com você
Se ele não te trata com respeito, com ou sem outras pessoas por perto
Abuso emocional
Se você está dando e dando sem receber
Se você for tratada como uma assistente ou empregada doméstica
Se ele está apenas usando você
Se ele não quer que você se misture com outras pessoas
Os critérios acima indicam que você está em um relacionamento abusivo e que é hora de sair. Aqui estão as etapas que você deve saber:
Fale primeiro. Ele pode não ter ideia do que você está passando. Talvez seu ambiente estivesse tão cheio de abusos que ele está acostumado a dar e receber abusos. Se ele estiver disposto a mudar, você pode dar uma chance a ele. Mas apenas uma chance deve ser dada a pessoas abusivas. Perdoar duas vezes é perigoso.
Saia e encontre seus amigos. Lembre-se sempre de que eles são as pessoas que amam e cuidam de você. Escute-os. Eles não vão prejudicá-lo, mas lhe darão novas perspectivas de vida. Esteja aberto e absorva suas mensagens inspiradoras. Se você não tem amigos além dele, vá para sua igreja.
Tente viver sua vida sem ele por uma semana e explore o mundo ao seu redor. Você pode ter negligenciado alguns de seus entes queridos por causa de seu foco em seu parceiro. Você também pode ter adiado algum trabalho ou hobbies que sempre quis praticar.
Aproveite o seu dia sozinho. Não faça planos de forma alguma. Veja onde a estrada o levará e divirta-se.
Medite e tente entender a si mesmo e se você realmente deseja estar com essa pessoa por toda a vida.
Perceba que não há problema em se sacrificar pela pessoa que você ama, desde que haja compromisso. Ele também deve ter sacrifícios a fazer por você.
Depois de todas as buscas e viagens independentes, é hora de decidir. Essa pessoa abusiva é digna do seu amor? Se não, por favor, solte essa pessoa. Não tenha medo de ficar solteiro novamente. Será melhor assim, melhor do que estar com alguém que tem o hábito de abusar de você.
Prepare-se para o pior ao enfrentá-lo. Você não deve ficar emocionado ao falar com ele pela última vez. Use sua mente e não seu coração.