A maioria das pessoas fará cinco refeições por dia, incluindo lanches. Isso totaliza 35 refeições por semana e 140 refeições por mês. Imagine quanta comida nossa boca precisa ingerir e digerir apenas para nós sobrevivermos. Junto com todos os alimentos que comemos, existem bactérias que são deixadas em nossos dentes, gengivas e língua. É por isso que precisamos escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.
A gengivite é uma doença periodontal que danifica nossas gengivas, resultando em inchaço ou inflamação das gengivas. Começa na placa. Então, se não for dada a atenção necessária, isso acabará sendo gengivite. No entanto, a gengivite pode ser combatida com uma alimentação adequada. Aqui estão algumas dicas para fazer isso.
Alta fibra
Coma alimentos ricos em fibras. Frutas, vegetais e grãos inteiros melhoram nosso sistema imunológico, que é nossa principal defesa contra o acúmulo de bactérias. Nosso sistema imunológico é capaz de proteger nossas gengivas das bactérias que obtemos dos alimentos que comemos.
Coma alimentos crocantes em vez de alimentos macios. Comer alimentos crocantes ajuda a limpar os dentes por conta própria. Eles tendem a não ficar entre os dentes e pendurar nas gengivas, ao contrário dos alimentos macios. Alimentos macios grudam em nossos dentes e gengivas e atraem bactérias.
Não se esqueça de tomar vitaminas. As vitaminas são excelentes combatentes contra o crescimento bacteriano. Eles também são uma boa fonte de nutrição de que nosso corpo precisa para se manter saudável. Eles podem ser encontrados principalmente em frutas e vegetais que comemos.
Alto teor de açúcar
Não crie o hábito de comer alimentos com alto teor de açúcar. Alimentos com alto teor de açúcar não apenas nos levam ao diabetes, mas também permitem o crescimento de bactérias em nossa boca. As bactérias gostam de açúcar e geralmente se alimentam de açúcar residual de alimentos doces. Eles tendem a se acumular na boca toda vez que você come doces, como balas e sucos de frutas.
Visite seu dentista regularmente. Uma nutrição adequada também inclui marcar uma visita ao dentista para exames regulares dos dentes. Seu dentista conhece a maneira correta de evitar a gengivite. Pergunte a eles sobre dados nutricionais que o ajudarão a prevenir a ocorrência de gengivite.
Escove bem os dentes. Escovar bem os dentes mata as bactérias da boca. Os produtos químicos incluídos na escova de dente são projetados especificamente para remover as bactérias da boca. Além disso, não seja muito leve e rápido ao escovar os dentes, pois isso não remove todas as bactérias.
Hastes de nutrição adequada
É um fato inquestionável que obtemos muitos benefícios com uma alimentação adequada. Promove nossa saúde, constituição física e agilidade mental. Mesmo que alguns desconsiderem e pensem nisso como um grande obstáculo à sua liberdade de comer, mostra-se uma prática relevante. A nutrição adequada deriva de uma boa disciplina. Sem ele, nunca poderemos lutar contra qualquer forma de doença, como gengivite. A gengivite só se desenvolve quando você não dá valor aos hábitos alimentares. Excluir grãos inteiros, frutas e vegetais de nossa dieta enfraquece nosso sistema imunológico e permite que as bactérias se acumulem e cresçam dentro da boca.