Idealmente, a maneira de estudar é fazê-lo todos os dias, mesmo que o exame real seja daqui a algumas semanas ou até meses. Por meio dessa abordagem, as aulas serão armazenadas não apenas em sua memória de curto prazo (para serem esquecidas após o exame), mas também em sua memória de longo prazo. As lições se tornarão uma segunda natureza para você. Se isso não for possível, no entanto, e o exame for daqui a alguns dias ou horas, a próxima melhor coisa é estudar estrategicamente. Uma das maneiras de fazer isso é preparando uma folha de estudo para o exame.
Atenha-se à cobertura do exame. Pense nisso como o estabelecimento de limites para sua revisão. Faça um esboço da cobertura do exame e marque as páginas relevantes em seu livro. Você também deve levar cerca de cinco minutos para estudar como os conceitos do exame se relacionam entre si. Isso o ajudará a contextualizar todos os tópicos do exame e também a lembrar fatos e informações que estão interligados.
Construa um esboço da folha de estudo. Esse esboço basicamente será retirado da cobertura do exame. Uma maneira recomendada de realizar esta etapa é atribuir uma página em seu bloco de notas para cada tópico do teste. Ao navegar pelas anotações, você pode escrever ideias e informações importantes na página com o título apropriado. Esta é uma técnica especialmente boa se você estiver usando mais de um recurso enquanto estuda.
Estude os resumos do final do capítulo de seu livro. Percorra os resumos dos capítulos e você poderá encontrar as idéias mais importantes destacadas e definidas lá. Copie-os para a folha de estudo do exame. Esta é uma ótima técnica se você estiver com pressa, de modo que não terá que se debruçar sobre o capítulo inteiro mais.
Tente pensar como seu professor. Este movimento requer altos níveis de pensamento crítico e um pouco mais de esforço de sua parte, mas isso pode ter grandes recompensas se feito corretamente. Pense no estilo de ensino do seu professor e tente o seu melhor para se colocar no lugar dele. Que ideias ele destacou durante suas palestras? Que tipo de perguntas ele gostava de fazer? Se você estiver fazendo um teste de Estudos Sociais, por exemplo, tente se lembrar se seu professor gosta de fazer perguntas como quais são os efeitos de um determinado evento ou como dois eventos importantes estão relacionados entre si. É claro que tentar deduzir as perguntas do ponto de vista do professor só funcionará se ele mesmo construir o teste.
Perguntar. Não hesite em perguntar ao seu professor não apenas a cobertura do exame, mas algumas dicas sobre como você pode se sair bem. Você pode até perguntar quais tópicos específicos serão destacados e que tipo de teste ele dará (como quantas perguntas são de múltipla escolha, quantas são do tipo dissertação, etc.). Lembre-se: um professor realmente bom também deseja que você se saia bem na prova.
A melhor forma de preparar uma folha de estudo para o exame é feita de forma estratégica e sistemática. Se você usar seu pensamento crítico e habilidades de dedução para criar sua folha de estudo, estará ainda mais preparado para fazer o exame usando essas mesmas habilidades. Boa sorte!