O ensino de cálculo é bastante exigente. A preparação sozinha é tediosa. Você tem que reunir muitos materiais para cobrir tópicos abrangentes que variam de derivadas a séries infinitas, de integrais a limites, etc. Em seguida, você deve delinear os tópicos para que possa descobrir o quanto pode cobrir durante o semestre. Depois, você tem que usar sua imaginação. Projete suas aulas de forma criativa para manter os alunos presos. Lembre-se de que você estará lidando com alunos do ensino médio. Palestras diretas podem facilmente entediá-los. Mas não se preocupe. O ensino de cálculo pode ser divertido, apesar da extensa exigência. Aproveite essas sugestões e lide com sua próxima aula de cálculo de forma mais eficaz e eficiente:
Faça avaliações dos alunos. Use suas sessões de aula iniciais para avaliar o nível de proficiência e o modo de aprendizagem de seus alunos. Não se apresse em cobrir as lições reais. Conheça-os mais durante suas primeiras duas ou três reuniões.
Determine a extensão das habilidades de seus alunos em matemática. Eles têm conhecimentos básicos de álgebra, trigonometria e geometria? Eles estão preparados para ter aulas de cálculo? Dê-lhes alguns testes de diagnóstico padrão. Enquanto verifica suas respostas, inicie uma discussão. Motive-os a justificar suas respostas. Ouça e observe. Se os resultados da avaliação não forem encorajadores, ajuste o plano de aula. Inclua tópicos fundamentais para que eles aprimorem suas habilidades em matemática. Enquanto isso, se os resultados da avaliação forem impressionantes, descubra como você pode enriquecer ainda mais o plano de aula.
Identifique o modo de aprendizagem de seus alunos. Baixe alguns modelos da Internet. Seus alunos podem responder às perguntas contidas nesses modelos. Reúna as respostas e observe o modo de aprendizagem predominante. Se a maioria de seus alunos são aprendizes visuais, melhore seus recursos de ensino. Torne suas apresentações do PowerPoint mais atraentes visualmente. Escreva no quadro os pontos mais importantes de sua discussão. Se a maioria deles é aprendiz auditivo, prepare-se para dar muitos exemplos. Esforce-se mais para explicar conceitos e teorias. E se a maioria deles são alunos cinéticos, incorpore mais jogos, dinâmicas de grupo, simulações ou dramatização para enquadrar suas aulas.
Referências da lista de seleção. É mais prático designar dois livros para sua aula de cálculo. Selecione um livro didático. Seus alunos podem consultar se desejam aprender sobre conceitos, teorias e princípios. Em seguida, escolha uma pasta de trabalho. Seus alunos podem acessá-lo se desejarem aprimorar seu aprendizado. Deve conter exercícios, experimentos, análises e aplicações.
Melhore seu estilo de ensino. Inspire seus alunos a compreender bem as lições. Simplifique suas discussões. Concentre-se em como seus alunos podem aplicar o que aprenderam em suas atividades do dia a dia. Não os force apenas a memorizar fatos. Ao trabalhar em alguns exercícios, deixe-os justificar suas respostas. Ouça a perspectiva deles. Reaja ou forneça feedback, sempre que necessário.
O planejamento de suas aulas pode tornar o ensino de cálculo mais fácil. Mas não fique frustrado quando forem necessárias modificações ao longo do caminho. O ensino de cálculo só se torna eficaz e eficiente quando suas aulas podem ser ajustadas para atender às necessidades específicas de seus alunos. Ser paciente. Após o período letivo, você certamente terá mais confiança no ensino de cálculo. Suas modificações neste termo podem fornecer ótimos insights para tornar sua próxima aula de cálculo mais envolvente e valiosa.