Uma amputação faz uma diferença drástica na vida. Quer isso seja causado por uma doença ou acidente, a amputação de qualquer um de seus membros certamente causaria trauma. No início, você terá dificuldade em viver normalmente, especialmente se você era muito móvel quando ainda tinha seu (s) membro (s). No entanto, você pode lidar com a amputação mantendo uma atitude positiva e cercando-se de pessoas que o amam.
Mantenha uma atitude positiva. É normal se sentir mal por perder um ou dois membros. Certamente não é uma sensação agradável ter uma parte de seu corpo desaparecida. No entanto, pense desta forma: seja grato por ainda estar vivo. Algumas doenças podem exigir amputação devido a infecções que podem se espalhar para o resto do corpo. Se seu dedo, braço ou perna não foram amputados, a infecção o teria matado completamente. É o mesmo com acidentes. Há casos em que os ferimentos são muito graves que um membro não pode ser salvo. Mas você ainda está vivo.
Feridas emocionais
Manter uma atitude positiva pode ajudar a promover a cura de feridas físicas e emocionais. Tente viver a vida como se tudo voltasse ao normal, mesmo que você precisasse fazer ajustes por causa da amputação.
Experimente próteses. Dependendo da gravidade da sua amputação, você pode perguntar ao seu médico se as próteses são uma boa opção. Isso pode ajudá-lo a se sentir completo, mesmo que a funcionalidade possa não ser a mesma. Algumas aplicações protéticas são tão avançadas que podem imitar a coisa real. Por exemplo, os corredores que foram amputados podem receber próteses de pernas que imitam o salto e o passo da corrida e agora podem competir em eventos de corrida.
Remodele sua casa. Se a amputação for nas pernas, talvez você precise reformar sua casa para acomodar sua deficiência. Se você estiver em uma cadeira de rodas, precisará instalar rampas ou um elevador de escada. Se você pode andar com muletas, precisará de barras de apoio adequadas.
Vagas de estacionamento PWD
Modernize seu carro. Só porque você sofreu uma amputação não significa que você não pode mais dirigir. Reinstale o seu veículo para suportar os mecanismos de controle que você pode manipular. Por exemplo, se você não tiver uma perna, ainda pode dirigir um veículo automático (câmbio manual não será uma opção). Você pode até mesmo solicitar uma licença para estacionar nas vagas de estacionamento para PWD.
Junte-se a grupos de apoio. Outras pessoas com a mesma deficiência podem ajudá-lo a iniciar a recuperação. Você pode encontrar grupos de apoio em sua área. Ou você pode procurar fóruns online e grupos de e-mail que podem oferecer suporte. Tente aprender com as experiências de outras pessoas e adapte essas lições à sua situação.
Cerque-se de pessoas que o amam. Ao manter uma atitude positiva, também é importante que as pessoas ao seu redor sejam igualmente positivas com suas perspectivas. Mantenha a família e os amigos por perto. Você pode aprender a ser independente mesmo com sua deficiência, mas deixe as pessoas ajudá-lo com suas necessidades, se necessário.
Ter uma amputação não significa necessariamente que a vida deixa de ser normal. Será diferente, mas você pode lidar com isso seguindo em frente e se adaptando às mudanças.