As crianças fugiram do galinheiro e você ficou com mais casa do que pode administrar: você é oficialmente um nidificador vazio (embora deva haver um termo melhor para isso, você não acha?!). Se você está pensando em mudar de uma casa do tamanho de uma família para algo mais modesto, aqui estão algumas coisas para ajudá-lo a decidir se é hora de reduzir o tamanho:
Você tem um andar inteiro que não usa? Você mora em uma casa de três andares, mas usa principalmente um dos andares? Esta é uma das maiores pistas de que é hora de diminuir. Mesmo que esses pisos estejam cheios de coisas, lembre-se de que o downsizing é a desculpa perfeita para seus filhos finalmente tirarem seu lixo de casa. Os itens que você deseja guardar podem sempre ir para um armário de armazenamento a um preço muito mais acessível.
Menos casa, menos dinheiro. Uma das maiores vantagens de se mudar para uma casa menor é a oportunidade de reduzir os impostos sobre a propriedade, os prêmios de seguro e os serviços públicos também. Isso significa mais dinheiro disponível para desfrutar de sua aposentadoria. Obviamente, consulte um consultor financeiro para saber mais sobre as possíveis implicações fiscais.
Manutenção. Menos casa também requer menos manutenção - menos corte de grama, raspagem de folhas e pá de entrada de automóveis do lado de fora, e menos varrer, espanar e esfregar do lado de dentro. E só porque você está trocando seu gramado e jardim de um acre não significa que você ainda não possa ter canteiros de flores e um gramado de selos postais se assim escolher - o grau de mudança que você faz depende inteiramente de você. Mas a maioria dos downsizers refere-se à diminuição da manutenção como um dos principais atrativos para reduzir sua pegada.
Aparelhos atualizados. Ao reduzir o tamanho, é provável que você atualize no departamento de eletrodomésticos, o que também significa menos manutenção para você. E vamos lembrar que menos tempo gasto em manutenção significa mais tempo livre para você. Uma advertência aqui é ter cuidado com o fato de que muitos dos aparelhos automatizados dos quais as novas casas se gabam podem ser frustrantes para as pessoas que se acostumaram com as versões manuais. Portanto, antes de se comprometer a comprá-los, certifique-se de que as versões mais recentes são realmente melhorias.
Melhore o seu lote. Procure um novo local que tenha comodidades de que você goste e esteja próximo, digamos, de lojas e jantares. Você pode acabar gastando menos tempo em seu veículo indo e voltando e, assim, melhorar sua qualidade de vida.
Considere se deseja ou não escadas. É provável que você esteja envelhecendo e, se adicionar mais dez anos à sua idade agora, você se vê subindo e descendo um lance de escadas? Muitas pessoas veem o downsizing como uma oportunidade de morar em uma casa de nível único, onde poderão navegar facilmente pelo resto de suas vidas.
Às vezes, as pessoas são tão apegadas à casa de sua família que a ideia de deixá-la é assustadora. É de se esperar uma reação emocional ao vender a casa em que seus filhos cresceram, portanto, esteja preparado para um pouco de nostalgia quando chegar a hora de vendê-la. Por outro lado, o downsizing é uma ótima maneira de se preparar para o próximo estágio de sua vida.