Crianças são notoriamente exigentes. Eles não apenas têm ideias definidas sobre o que gostam e o que não gostam, mas também estão em uma idade em que estão tentando exercer sua independência. A combinação pode resultar em refeições difíceis e uma batalha de vontades entre pais e filhos.
Entretanto, crianças teimosas podem ser ensinadas a comer uma variedade saudável de alimentos. Aqui estão algumas diretrizes para garantir a melhor nutrição da criança:
Obtenha aconselhamento profissional. Verifique com o pediatra de seu filho as orientações nutricionais gerais e recomendações específicas para seu filho com base em sua altura, peso e saúde geral.
A variedade é importante. Apresente novos alimentos e incentive seu filho a experimentar uma variedade de alimentos. Mesmo uma ou duas mordidas é um bom começo.
Torne isso divertido. Panquecas de grãos inteiros com coberturas de frutas frescas são sempre populares. Tente encorajar o amor vegetariano criando pratos com "árvores" de brócolis e "montanhas" de purê de batata.
Plante um jardim. Permita que seu filho o ajude a escolher quais vegetais plantar, semeie as sementes e cuide do cultivo de vegetais. Se o espaço for limitado, até mesmo um plantador de peitoril servirá. É muito mais provável que as crianças fiquem entusiasmadas com os vegetais se participarem do seu cultivo. Deixe-os beliscar os vegetais crus, com ou sem molho de iogurte desnatado.
Comece a cozinhar. Peça a ajuda de seu filho na cozinha. Mesmo as crianças pequenas podem ajudar a mexer, medir e servir alimentos simples. Procure livros de receitas infantis em sua livraria ou biblioteca favorita e experimentem novas receitas juntos. Envolva-os na preparação de alimentos e eles vão devorar alegremente suas criações!
Não lute. Quando seu filho passar por estágios em que deseja comer apenas uma ou duas coisas (como acontece com a maioria das crianças), tente não transformar isso em um grande conflito. Simplesmente ofereça os itens desejados em porções bem pequenas junto com sua refeição regular. Certifique-se de não dar a seu filho o suficiente de sua obsessão atual para encher sua barriga, apenas o suficiente para abrir seu apetite!
Eduque-se. Converse com o pediatra ou nutricionista pediatra do seu filho sobre as porções adequadas para crianças pequenas. Muitos pais se preocupam desnecessariamente com o fato de que seus filhos não comem o suficiente quando, na verdade, as porções saudáveis podem ser muito pequenas. Por exemplo, porções de tamanho normal para crianças são:
0,25 a 0,5 fatia de pão
0,5 xícara de cereal seco
0,25 a 0,5 xícara de massa ou arroz
0,25 a 0,5 peça de vegetais ou frutas frescas
0,25 a 0,5 xícara de suco de fruta
1-2 gramas de carne ou proteína
0,33 a 0,75 xícara de iogurte
Delicie-se ocasionalmente. Todos nós gostamos de mimos especiais e seu filho não é exceção. Apenas certifique-se de que as guloseimas sejam oferecidas de vez em quando, não todos os dias, e não abasteça sua cozinha com salgadinhos ou doces açucarados. Se você gosta de sorvete, faça uma caminhada com a família ou ande de bicicleta até a sorveteria local e saboreie uma casquinha.
Dê o exemplo. Seu filho imita suas palavras e ações todos os dias e também aprenderá a comer observando você. Tente comer uma variedade de alimentos saudáveis todos os dias e certifique-se de incluir fontes magras de proteína, grãos inteiros, frutas e vegetais.