Se você não tem espaço ou desejo para cultivar vegetais em seu quintal, a jardinagem em contêiner é uma ótima maneira de tirar proveito de vegetais frescos sem um jardim real. Embora seja necessário prestar mais atenção à irrigação de suas plantas, você não terá que se preocupar com solo pobre ou com pragas baseadas no solo.
Plantas de contêineres de vegetais
As plantas de contêineres podem ser colocadas em uma janela ensolarada, ao ar livre em um pátio ou varanda, em seus degraus externos ou em qualquer lugar que lhes permita absorver um pouco de sol. Para obter melhores resultados, escolha vegetais que não ocupem muito espaço nas raízes, como rabanetes ou beterrabas, ou aqueles que produzam seus vegetais por um longo período de tempo, como tomates ou pimentões (isso porque eles tendem a ocupar menos " terreno "espaço, à medida que crescem e não desaparecem).
Escolha de um contêiner
Os recipientes podem ser qualquer coisa, desde potes decorativos até latas de café recicladas. Seja qual for a sua escolha, existem algumas coisas que você precisa ter certeza antes de plantar.
Orifícios de drenagem - os recipientes escolhidos devem ter orifícios na parte inferior para permitir a drenagem adequada durante a rega. Os plantadores comprados já os terão no lugar, mas você mesmo pode fazer os furos se usar algo um pouco menos convencional como seu contêiner.
Tamanho - o tamanho importa! Plantas maiores ou com sistemas radiculares estendidos precisarão de recipientes maiores. Plantas menores podem ser colocadas em recipientes menores, ou você pode plantar várias delas em uma única plantadeira grande. Certifique-se de ter pelo menos 20 cm de profundidade em cada recipiente para permitir espaço para as raízes crescerem.
Segurança - Recipientes que já contiveram substâncias tóxicas para as pessoas ou plantas nunca devem ser reutilizados como recipientes de plantio.
Solo
Solo externo existente
Embora você possa ficar tentado a sair para o jardim ou outra área ao ar livre para recolher um pouco de terra para o plantio, resista a esse plano. O solo existente ao ar livre pode ser crivado de pragas ou ervas daninhas e provavelmente conterá muita argila para permitir que suas plantas de contêiner prosperem.
Mistura de envasamento - Compre uma mistura de solo de envasamento leve de um centro de abastecimento de jardim ou viveiro. A mistura deve conter matéria orgânica suficiente para permitir que retenha a umidade.
Misturas sem solo - você pode usar misturas estéreis sem solo para cultivar seus vegetais, mas geralmente não retêm tanta água quanto o solo, e você terá que adicionar composto à mistura antes de plantar.
Fertilizante - adicione um pouco de fertilizante leve e de liberação lenta ao solo, se ainda não estiver incluído na mistura. As plantas de interior requerem menos fertilizante do que as mantidas ao ar livre
Hora de semear - Plante suas sementes em seus recipientes ao mesmo tempo que faria ao ar livre em um jardim. Para vegetais em recipientes internos, você pode plantar a qualquer momento.
Como fazer - Encha cada recipiente até 1" do topo com sua mistura de solo. Adicione um pouco de água para umedecer o solo. Plante as sementes de acordo com as instruções nos envelopes, cobrindo com uma fina camada de solo.
Água - Após o plantio das sementes, regue os recipientes cuidadosamente, mas com cuidado para não deslocar as sementes recém-costuradas.
Regar e cuidar
Monitore a água - como você está usando uma pequena quantidade de solo para as plantas de contêiner, em vez da vasta extensão de solo de um jardim, suas plantas podem tender a secar rapidamente. Monitore suas plantas diariamente para ver se elas precisam de rega.
Quantidade de água - borrife água sobre a planta até vê-la escorrendo pelos orifícios de drenagem no fundo do recipiente.
Cobertura morta - adicionar uma camada de cobertura vegetal sobre o solo em seus recipientes pode ajudar na retenção de água se suas plantas estiverem secando muito rapidamente.
Pragas - embora vegetais cultivados em recipientes tenham menos probabilidade de serem danificados por pragas e parasitas, eles ainda são vulneráveis, especialmente se forem cultivados ao ar livre. Monitore suas plantas regularmente para verificar se há sinais de danos ou falha de crescimento.
Condições climáticas - Em condições meteorológicas extremas, proteja os vegetais do seu recipiente sempre que possível. Em fogo alto, mova suas plantas para uma área sombreada se elas parecerem estar murchando. Em casos de ventos fortes ou chuva ou granizo prejudicial, mova as plantas para um local protegido.
Os vegetais cultivados em recipientes podem adicionar um elemento maravilhoso e natural à decoração da sua casa ou fazer uma boa adição ao seu pátio ou entrada. Use sua imaginação para encontrar novos e interessantes recipientes e locais para cultivar suas plantas abundantes!