Engana-se quem acredita que trabalhar em casa não tem pressão. Os prazos parecem mais urgentes em um ambiente onde você é bombardeado com distrações difíceis de ignorar. Tarefas domésticas, a televisão, a geladeira e o micro-ondas, crianças chorando ou discutindo e, sim, o sofá confortável na sala de estar, tudo conspira para afastá-lo de sua mesa de trabalho.
Muitos argumentariam que é um ato de pura insanidade combinar os ambientes doméstico e de trabalho. Mas quando as circunstâncias tornam o trabalho em casa a melhor opção, cabe a você manter uma abordagem sã e sensata em relação ao dia de trabalho. Veja como equilibrar o trabalho em casa.
Definir horas definidas
Organização e comprometimento total são as chaves para manter sua sanidade enquanto trabalha em casa. Desde o início, você deve ver o seu trabalho com tanta seriedade e reagir com tanta urgência como se houvesse um chefe impaciente e exigente na mesma sala. Identifique todas as distrações em potencial e encontre maneiras concretas de superá-las. Estabeleça horários definidos para o dia de trabalho e cumpra-os. Se você decidir não ceder à tentação de matar o tempo, perceberá que as tarefas são concluídas a tempo e que tanto o trabalho quanto o tempo livre serão mais relaxantes.
Estabeleça metas realistas de curto e longo prazo. Considere o que você precisa realizar a cada dia e cada semana e planeje seu tempo de trabalho de acordo. Desenvolva um cronograma para cada projeto, identificando quando as tarefas individuais precisam ser concluídas. Então, cumpra fielmente esse cronograma. Se você trabalha por conta própria, seja realista ao se comprometer com trabalhos ou atribuições específicas. Existem apenas algumas horas em um dia. O excesso de trabalho esgota sua energia física e prejudica sua saúde mental.
Sistema de arquivamento confiável
Um ambiente de trabalho adequado é vital para maximizar a produtividade e minimizar o estresse. Uma boa iluminação, uma secretária funcional e uma cadeira confortável contribuem para uma sensação de bem-estar físico e mental. Mais importante ainda, mantenha um sistema de arquivamento confiável. Saiba onde está tudo, para que possa encontrar o que precisa a qualquer momento. O caos que resulta da desordem é em si uma forma de insanidade.
Pode-se pensar que trabalhar em casa, sem estar sujeito a conversas de colegas de trabalho ou interrupções sem sentido, aumentaria automaticamente a produtividade. Pelo contrário, a solidão - a ausência de outras vozes humanas - pode realmente sufocar a criatividade. Se você achar o silêncio ensurdecedor, introduza uma música de fundo, do tipo que o ajude a pensar e relaxe seu espírito, não do tipo que te dá vontade de pular e dançar.
Os que trabalham em casa devem resolver aprender com seus erros, não insistir neles. Estabelecer-se para trabalhar em casa é tanto um ajuste quanto começar um emprego em um novo local de trabalho. Ficar focado e manter uma perspectiva positiva o manterá são.