Muitos tipos de vestidos precisam de forro, especialmente os tipos de vestidos mais formais e aqueles feitos com tecidos muito transparentes ou leves. As etapas a seguir usam o método de revestimento de construção, que é simples e fácil de fazer.
Reúna seus materiais primeiro. Você vai precisar de algum tecido de forro, padrão de vestido ou tecido, alfinetes, tesouras, linha, giz, uma máquina de costura e um ferro. Use linha com cores que combinem com as cores do tecido do seu vestido.
Coloque o tecido de forro em uma superfície plana e dura. Posicione o lado do forro voltado para o vestido voltado para cima.
Coloque o padrão do vestido ou tecido em cima do tecido de forro. Posicione-o com o lado direito para cima. Prenda o padrão do vestido ou tecido ao tecido de forro usando alfinetes retos.
Com o uso de giz, trace o padrão do vestido no forro. Não inclua o colarinho e os revestimentos.
Corte ao longo dos traços que você fez no forro. Marque os pontos, entalhes e centros do padrão do vestido no forro.
Alinhave a partir das bordas passando pela linha central dos dardos. A distância que você deve cobrir das bordas cruas até a linha central deve ser de meia polegada ou 13 mm.
Prepare a configuração necessária em sua máquina de costura. As configurações dependerão do tipo de tecido usado.
Comece a costurar as duas peças de tecido juntas. Siga as instruções de costura para o seu padrão de vestido. Costure perto da borda usando pontos bem pequenos. Certifique-se de costurar por dentro do vestido.
Marque o comprimento da bainha. Marque a uma distância uniforme do chão e dobre a bainha. Apare com uma largura uniforme.
Desdobre a bainha e costure à mão o forro do vestido. Use pontos corridos longos e curtos que vão de meia polegada ou 13 mm abaixo da dobra da bainha. Ou você também pode cortar a parte da bainha do forro ao longo da linha dobrada. Ligue-se a parte hem do padrão de vestido ou tecido e fazer pequenos, puros pontos corridos. O forro deve ficar dentro da margem da bainha.
Verifique as costuras do vestido. Certifique-se de que as costuras estão suaves. Se você encontrar pontos irregulares ou amontoados, remova os pontos afetados e faça aquela seção novamente.
Passe o forro e o tecido do vestido. Você pode fazer isso depois de costurar peças individuais do vestido. Depois de costurar todo o vestido, passe a peça acabada do avesso e do lado direito para fora. Isso ajuda a achatar os pontos e o forro.
Os forros dos vestidos são muito úteis. Se o seu vestido já tiver forro, você pode optar por não usar camisa ou combinação por baixo, pois o forro fornece cobertura suficiente ou, pelo menos, mantém você um pouco aquecido quando está frio lá fora.
Dicas rápidas:
Ao traçar o padrão do vestido no forro, certifique-se de que o padrão do vestido ou tecido está esticado e estacionário contra o forro. Não deve ser torto. Verifique se você o marcou corretamente.
Ao cortar o tecido, use uma tesoura afiada para fazer cortes suaves, retos e precisos.