Como quebrar ou rescindir contratos de arrendamento?
Sr. Jácomo Bittencourt Neto
• 3 min de leitura
Há casos em que uma pessoa descobrirá que a propriedade que alugou não satisfaz plenamente suas necessidades. Se você se encontrar preso nesta situação, a opção mais viável que você tem em mãos é rescindir o contrato de aluguel. No entanto, existem estados que aplicam leis que protegem os contratos de arrendamento. Romper o contrato de arrendamento fora dos limites da lei o tornará vulnerável a ações judiciais. A coisa mais sensata que você deve fazer é conduzir esse processo de forma sistemática e diplomática com o proprietário do imóvel, para evitar constrangimento potencial e a horrível perspectiva de ser convidado a comparecer a uma audiência inteiramente dedicada a processar seu responsável.
Rescindir contratos de locação
Aqui estão as etapas que você deve seguir para quebrar ou rescindir contratos de aluguel:
Liste os motivos de sua insatisfação. Dedicar seu tempo para listar os motivos pelos quais você está insatisfeito com o lugar que alugou o ajudará a confrontar o proprietário do imóvel. Esses motivos desempenham um papel importante em sua decisão de quebrar um contrato de arrendamento, portanto, certifique-se de incluir todos os motivos em que pensar, por mais sem importância que pareçam.
Estude os termos do contrato de arrendamento. A revisão cuidadosa do contrato de aluguel o ajudará a identificar lacunas que você pode usar para lançar seu ataque contra o proprietário do imóvel. Se você estiver tendo problemas para entender o conteúdo do contrato de aluguel, peça a um amigo para revisar o contrato e explicá-lo a você. Como último recurso, você pode pedir aconselhamento jurídico a um advogado. Os advogados têm um conhecimento profundo sobre os prós e contras das leis. Há uma grande chance de que ele encontre brechas que você não conseguiu identificar.
Redija uma carta declarando seu pedido. Redigir uma carta declarando sua intenção de quebrar um contrato de aluguel é uma maneira muito educada de abordar o problema em questão. O proprietário do imóvel pode ficar impressionado com a maneira como você abordou o assunto profissionalmente. Use um tom educado que não faça o proprietário sentir como se você o estivesse acusando. Isso o tornará mais receptivo às razões que você lhe dará.
Discuta a rescisão com o seu senhorio. Depois de entregar sua carta ao proprietário do imóvel, ofereça-se para conversar com ele sobre o contrato de arrendamento. Sempre use um tom educado com ele, porque é você quem está se libertando do acordo. Nunca perca a calma quando ele começar a exibir um comportamento agressivo. Ofereça opções que vocês dois possam considerar, como pagar o restante dos meses cobertos em seu contrato ou sublocar o local para um amigo em seu nome. Faça uma oferta para procurar um inquilino que o substituirá antes de você se mudar. Isso pode aliviar a preocupação do locador com a renda que ele está prestes a perder com a rescisão do contrato de locação. Se vocês não se encontrarem cara a cara nesta discussão, considere encontrar um advogado que levará o assunto ao tribunal.
No caso de você ter que romper o contrato de aluguel por causa de uma mudança de carreira que você tem que fazer, a rescisão do contrato de aluguel pode chegar mais cedo do que o esperado. Apenas certifique-se de seguir estas etapas para evitar o assédio de seu ex-proprietário.