Esse tipo de mudança no sistema bancário é conhecido como reforma do setor bancário.
O setor bancário inclui as instituições financeiras que lidam principalmente com transações monetárias. O setor bancário é geralmente responsável por tomar e emprestar dinheiro. Eles também desempenham um papel importante no setor financeiro e de marketing de um determinado país. Como a economia de um país muda com o tempo, o mesmo ocorre com a política bancária. Governos de países como Cuba, Índia e República da Bulgária decidiram mudar sua política bancária. Esse tipo de mudança no sistema bancário é conhecido como reforma do setor bancário.
Aqui estão algumas coisas que você deve saber para ser capaz de compreender a reforma do setor bancário:
Reforma do setor bancário
1. Objetivos. Para entender completamente por que alguns países optam por se submeter à reforma do setor bancário, é preciso perceber que ela é voltada para o desenvolvimento bancário. O seu principal objetivo é reestruturar todo o processo bancário, a fim de alcançar um melhor sistema bancário, por meio do aprimoramento das operações dos bancos, da supervisão bancária e da gestão de risco.
2. Problemas. Outra coisa a entender sobre a reforma do setor bancário são as questões envolvidas com a política bancária existente em seu país. Como os países em todo o mundo enfrentam diferentes tipos de problemas, aqui estão as principais funções dos bancos com as quais seu país pode ter problemas.
Eles são responsáveis pelas transações de crédito e extensões de crédito na forma de depósitos, aceitações e notas. Em termos mais simples, os bancos são responsáveis pela intermediação do crédito e pela melhoria da qualidade do crédito.
Eles lidam com diferentes tipos de empréstimos para as pessoas que os desejam.
Eles são responsáveis pela guarda de documentos importantes e outros itens em seus cofres ou cofres.
As instituições bancárias também compram e vendem dinheiro de diferentes nações.
Eles vendem títulos e outras formas de investimentos para clientes diferentes.
Os bancos também tratam da liquidação de pagamentos cobrando e pagando agentes para clientes e participando de diferentes sistemas de liquidação.
Compreender a reforma do setor bancário
Outra coisa a entender sobre a reforma do setor bancário são as questões envolvidas com a política bancária existente em seu país.
3. Ação tomada. O próximo passo para entender a reforma do setor bancário é conhecer as ações que seu governo está tomando para resolver anomalias nas funções do sistema bancário. Por exemplo, em Cuba algumas ações levadas em consideração são: a expansão das políticas bancárias em seu banco central, a captação de recursos e a ampliação dos prazos de financiamento para projetos de capital por meio da cooperação com o setor privado na constituição de um banco de investimento e, por último, a abertura sua divisão de seguros para investidores estrangeiros.
4. Resultados. A parte mais importante de qualquer reforma é o resultado final. O governo e o povo deveriam se concentrar mais nessa parte, pois é uma indicação se a reforma realmente melhorou ou não o sistema bancário. Após qualquer reforma, os bancos deveriam ter aumentado seus retornos em comparação com anteriormente. Provavelmente, a pergunta mais significativa a se fazer é: os objetivos da reforma foram alcançados?
A reforma do setor bancário é de fato um tópico muito complexo para discutir. As dicas mencionadas acima devem servir como um guia para compreender os difíceis processos nos bancos.