Como compreender o que está envolvido na gestão da dívida?
Manuel Padrão Filho
• 3 min de leitura
A gestão da dívida envolve um terceiro auxiliando um devedor na liquidação de sua dívida com um credor. Por exemplo, se você obtiver um empréstimo do banco, poderá aproveitar os serviços de empresas profissionais de alívio de dívidas para ajudá-lo a pagar o valor de forma mais gerenciável. Esta é uma ótima opção se você estiver passando por uma crise financeira ou se estiver simplesmente muito ocupado ou desinformado para administrar adequadamente suas dívidas. Muitas empresas que oferecem aconselhamento de crédito também podem fornecer serviços de gestão de dívidas, livrando-o de dívidas pesadas e consertando sua situação de crédito danificada.
A gestão da dívida começa com a compilação de uma lista da quantidade de dinheiro que você deve a cada um de seus credores. Isso é feito porque nem todas as dívidas podem ser tratadas por um plano de gestão da dívida. Isso inclui certos credores, empréstimos para automóveis, empréstimos para habitação e outras dívidas garantidas. A lista o ajudará a eliminar os credores inelegíveis para que você possa evitar qualquer confusão mais tarde.
Empresas de alívio de dívidas
Assim que a lista estiver concluída, as empresas de alívio da dívida somarão todas as suas receitas e despesas. Assim, você poderá ver o valor máximo que pode alocar para pagar suas dívidas. As empresas também tentarão saldar algumas de suas dívidas e reduzir as taxas de juros que puderem. Eles podem até ser capazes de excluir o interesse em alguns casos. Lembre-se, no entanto, de que tirar proveito de um plano de gestão da dívida afetará sua pontuação de crédito e talvez você não consiga obter crédito adicional por um tempo. Além disso, você pode não estar qualificado para um plano de gestão da dívida em primeiro lugar se tiver menos de 7460€ em dívida. A gestão da dívida destina-se apenas a resolver os casos de dívida mais graves. Se você realmente está endividado, pode considerar os serviços de eliminação de dívidas.
A gestão da dívida oferece mais de uma opção para saldar suas dívidas. Por exemplo, a consolidação de dívidas do consumidor permite que você reúna todas as suas dívidas em um único pacote. É muito mais fácil lidar com isso, especialmente se você tiver um grande número de dívidas a liquidar. Consulte empresas de alívio de dívidas e outras soluções de dívidas europeias para obter conselhos sobre a melhor forma de lidar com suas dívidas.
Com a mudança nas leis de falência dos Estados Unidos em 2005, muitas pessoas devem buscar um programa de gestão de dívida de longo prazo para lidar com problemas financeiros, já que entrar com pedido de falência pessoal não é mais uma opção. Você pode ser um dos poucos infelizes que são forçados a usar os serviços de uma empresa de gestão de dívidas. No entanto, você ainda precisa ter cuidado ao procurar uma gestão profissional da dívida. Antes de chegar a um acordo, verifique se a empresa está ou não registrada no Better Business Bureau. Você também deve se certificar de que as taxas de instalação de seu programa de gestão da dívida são razoáveis e realistas. Você pode esperar uma taxa nominal para quaisquer serviços de gestão de dívidas de que se disponha, mas o valor não deve ser baseado em uma porcentagem de sua dívida. Não deveria nem ser um cobrança mensal regular. Lembre-se de que a gestão da dívida deve tirar você das dívidas, não puxá-lo mais fundo.