Dicas de redação para editoriais e artigos persuasivos

Uma notícia é que há espaço para tentar persuadir os leitores com sua opinião pessoal
A principal diferença entre um editorial e uma notícia é que há espaço para tentar persuadir os leitores com sua opinião pessoal.

Encontrar tópicos editoriais, obter ideias e desenvolver estilo e tom

Se você tem opinião e é capaz de escrever usando uma linguagem clara e persuasiva, talvez queira aprender a escrever editoriais para jornais. Um editorial é uma maneira de um repórter inserir sua opinião pessoal em uma história, em vez da abordagem objetiva usada em outras histórias de jornal. A maioria dos jornais não oferece trabalho editorial constante para pessoas de fora. Eles tendem a publicar editoriais em uma programação regular, seja diariamente ou duas a três vezes por semana e estes são normalmente escritos pelos repórteres da equipe, embora líderes comunitários ou especialistas em certos campos sejam ocasionalmente convidados para elaborá-los. Se você for solicitado a escrever um, há algumas coisas a se ter em mente.

Há algumas coisas a se ter em mente
Se você for solicitado a escrever um, há algumas coisas a se ter em mente.

A primeira coisa que você deve entender é o estilo de escrita adequado; você não precisa comprometer sua própria voz pessoal, mas é necessário ter uma redação clara e concisa.

  • Mantenha o tópico relevante. Encontrar tópicos e obter ideias podem estar entre os maiores desafios enfrentados por qualquer redator, mas com editoriais, o processo costuma ser um pouco mais fácil do que para outros tipos de redação. O tópico de um editorial normalmente deve ser uma notícia ou evento atual. Não precisa ser uma história ou evento importante, mas deve ser algo de amplo apelo para os leitores. Pode ser que suas idéias se concentrem principalmente na história local ou nacional - isso não é um problema! Se você quiser escrever um sobre algo que aconteceu no passado, espere por um aniversário do evento para ligá-lo aos dias atuais. Você pode obter ideias para escrever fazendo um brainstorming com amigos e familiares.
  • Use a opinião pessoal. A principal diferença entre um editorial e uma notícia é que há espaço para tentar persuadir os leitores com sua opinião pessoal. Isso deve ser feito de maneira racional, como em uma notícia padrão, e com fontes atribuídas, se necessário. Não basta expressar sua opinião sobre uma notícia, mas sim usar sua opinião para orientar a interpretação da história.
  • Sinta-se à vontade para usar a emoção, mas de maneira limitada. Um editorial escrito com raiva ou outra emoção forte não terá o poder de persuasão de um escrito com uma gama limitada de emoção. Certa vez, escrevi um editorial sobre a ganância e como ela estava levando os funcionários do governo de maneiras que não aprovava. Por simplesmente expressar desgosto e desapontamento, tive mais impacto do que se eu tivesse escrito uma carta irada sobre o quanto eu odiava o governo local. Emoções fortes e reativas desligarão os leitores, enquanto um tema emocional mais pessoal e moderado atrairá os leitores.
  • Use uma linguagem persuasiva. A redação persuasiva é um dos elementos-chave de um bom editorial. Usar uma linguagem clara e ativa em sua escrita é muito mais persuasivo do que uma narrativa fraca que divaga. Vá direto ao ponto. Para obter mais informações sobre como elaborar argumentos persuasivos, consulte Como escrever um ensaio persuasivo.
  • Esclareça os fatos. Embora haja uma proteção limitada proporcionada por artigos de opinião, ainda há uma chance de seu artigo ser interpretado como difamação. Se você estiver discutindo pessoas ou negócios em seu editorial, certifique-se de que todos os fatos estejam corretos e sejam atribuídos. Se você estiver escrevendo opiniões negativas sobre pessoas ou empresas, certifique-se de começar declarando que essa é a sua opinião. As opiniões não podem ser provadas nem refutadas e não serão interpretadas como calúnia, a menos que haja um componente óbvio de malícia para elas. Por esse motivo, nunca xingue.
  • Tente ser divertido. Mantendo todas as etapas acima de clareza, relevância e verificação de fatos em mente, ainda há espaço para escrever de uma maneira divertida. Os leitores geralmente esperam obter mais de um editorial do que simples fatos, então não decepcione. Ter um estilo distinto é a chave para que seu trabalho seja notado por editores e leitores; você pode desenvolver seu próprio tom dedicando um tempo para aprimorar suas habilidades de escrita. Uma das melhores dicas para escrever editoriais de opinião é usar o humor para ilustrar seus pontos quando apropriado.

Os editoriais costumam ser usados para destacar um aspecto de uma história que foi esquecido. Se você estiver procurando por um assunto, tente ler o jornal e escolher grandes histórias que podem não ter todos os aspectos abordados. Uma colega escreveu um editorial eficaz sobre impostos ao descrever a situação na empresa de preparação de impostos local quando ela foi lá para fazer o arquivo. Isso deu um aspecto pessoal, mas ainda destacou o incômodo e as despesas de fazer impostos. Se você tem uma notícia ou evento em mente, encontre o aspecto que mais se conectará com os leitores; você logo descobrirá que escrever um editorial pode ser não apenas lucrativo, mas divertido!

Artigos relacionados
  1. Dicas para atores iniciantes
  2. Como escrever uma nota de agradecimento?
  3. Escrever artigos de esportes: dicas para escrever artigos
  4. Como escrever um romance passo a passo: desenvolver personagens de ficção?
  5. Como escolher cabides para fotos: Molduras para fotos penduradas?
  6. Como ler uma tabela de cores de tinta?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail