Como escrever um romance passo a passo: desenvolver personagens de ficção?
Kyara Rodrigues de Batista
• 7 min de leitura
Parte 1 em uma série de 5
Ouvi dizer que Ellery Queen sentou - se em sua varanda na Flórida e escreveu seu romance à mão em um caderno. E foi para o editor. Ouvi dizer que Earl Stanley Gardner simplesmente ditou seu romance, e foi isso. E havia Hemingway que estava atrás de uma página perfeita por dia e ele não se importava quantas vezes ele teria que reescrever essa página.
Você pode sentar e escrever um romance sem fazer nenhuma análise preliminar sobre sua história, os personagens, o período de tempo em que a ação ocorre, o local ou lugar onde a ação aparece e os artigos ou coisas que são importantes no história (como uma espada, um navio, um cavalo, etc.).
Você pode simplesmente decidir quantos capítulos, normalmente 20 capítulos para um romance de gênero (detetive, faroeste, romance etc.), deseja e escrever uma sinopse de cada capítulo antes de começar.
Nesta série de artigos, não quero abreviar sua criatividade nativa, mas acredito que se você decidir onde, quando, quem, o quê, qual, etc., e assim por diante, antes de começar, sua escrita de romance se moverá mais suavemente. Do contrário, você pode acabar reescrevendo e editando muito.
Quando você pegar o bug para escrever um romance, provavelmente pensará em personagens, tempo e lugar. Isso é bom. Até que esses elementos sejam definidos, os eventos não podem ocorrer. Mas vamos evitar problemas fazendo uma coisa de cada vez. Vamos nos concentrar primeiro no personagem.
Dê um nome ao seu personagem. Não use nomes de pessoas famosas. Pense em um nome que combine com seu personagem. Não chame um cowboy de Francis ou uma modelo de Mildred.
Declare o papel do personagem.
O personagem é chamado de protagonista. Ele ou ela é o herói.
O vilão ou anti-herói é chamado de antagonista.
Os amigos do protagonista ajudam o herói a cumprir seus objetivos.
O capanga do antagonista faz o mesmo com o vilão.
Outros personagens preenchem as lacunas da cena, como a criança que ilumina a chuteira tanto para o herói quanto para o vilão.
Descreva a aparência física de seu personagem. Você pode esboçar seu personagem? Se não, você pode procurar por uma foto de tal personagem que possa pendurar na parede? Essa é uma maneira de começar. Qual é a cor do cabelo, dos olhos e da pele do seu personagem? Quantos anos tem ele? Qual é a altura dela? Ele está acima do peso? Alguma tatuagem ou outra marca distintiva? Sardas? Marcas de pústulas? Bigode? Copos? Continue! Como ele anda? Como ela anda? Desajeitado? Feio? Bonito? Ágil? Deficiente? Ágil?
Descreva os gostos / desgostos do seu personagem e o caráter geral. Um menino pode ser muito jovem para gostar de meninas, mas gosta de sapos e cachorros e de perseguir vacas. Uma garota pode ser muito jovem para gostar de meninos, gosta de flores e nuvens, caça borboletas. Seu personagem tem tabus? Ele ou ela tem medo de sua sombra? Você entendeu?
Descreva o tipo de personalidade de seu personagem. Ela está sempre feliz? Ele é extrovertido ou recluso? Ela é meio burra? Ele é muito agressivo? Quando você se depara com esse personagem, você quer ficar e falar ou quer correr?
Escreva uma descrição curta ou longa ou história de seu personagem. Uma breve descrição é adequada para um ator secundário. Os personagens principais merecem mais atenção. O modelo deslumbrante é a anti-heroína - a antagonista. Ela é alta, esguia, vivaz e uma garimpeira. Sua mãe dirigia uma casa de má reputação e seu pai era um agiota. Ela se enche de perfume e usa joias falsas, a menos que consiga as verdadeiras. Ela é uma levantadora de lojas, embora ganhe um bom dinheiro. Muitas vezes ela sai com roupas que deveria deixar no trabalho de modelo. Os homens a amam, as mulheres a odeiam, até sua avó a odeia. Ela carrega uma arma na bolsa. Na rua, ela é conhecida como Looker Hooker, embora ela evite os homens em geral.
Aquele vaqueiro (cuja foto está pendurada na parede) é o herói - o protagonista. Ele é novo na cidade. Ele cheira a "cavalo" e masca chiclete, um maço de chiclete de cada vez. Antes de vir para a cidade mascava tabaco, mas quando cuspiu um pouco do suco do tabaco e este caiu no sapato de um policial, ele decidiu desistir, pelo menos enquanto estivesse na cidade. Ele passa o tempo no salão de sinuca e parece engraçado em pé ao lado dos outros homens. Em suas mãos, o taco de sinuca parece uma flecha. Ele sempre ganha e aposta cada centavo que possui. Ele gosta de jogar pôquer e também ganha nisso. Apenas uma vez um vigarista da cidade deu um golpe nele. Ele ainda está no hospital municipal. Ele decidiu que a vida na cidade é muito mais lucrativa do que cutucar vacas. Ele ainda usa suas botas de cowboy mas ele está se metamorfoseando em um morador da cidade. Na verdade, algumas pessoas, a princípio, acham que ele é apenas um estranho brincando de caubói, até que abre a boca e diz: "Olá, senhor! Belo dia, não é?" Então ele é conhecido como a coisa real. Ele trabalha meio período para uma empresa de fiança. Foi assim que conheceu aquela modelo deslumbrante. Ela saltou a fiança e ele a segurou. Ele decidiu não denunciá-la. Eles estão morando juntos e adivinha quem está corrompendo quem? Ela diz: "Só porque estamos brincando, Chad, não significa que eu te amo ou até mesmo gosto de você." Ele responde: "Os touros não favorecem uma novilha em vez de outra, Madge. Você é apenas mais uma vaca para mim."
Você pode dizer pelas duas últimas descrições quando esses dois personagens viveram? Pode ser agora ou cem anos atrás, certo?
O texto acima é preliminar para escrever seu romance. Você deve fazer esboços por escrito (melhores do que os acima) antes de escrever o romance. Quanto mais você fizer desse trabalho preliminar, mais fácil será escrever seu romance.
Revele seus personagens por meio da ação e do diálogo. Nunca use descrições como as acima em seu romance. Seus leitores irão para o aparelho de televisão. Em vez disso, alimente-os com essas informações lentamente, geralmente por meio do diálogo:
Madge tirou uma mecha de cabelo loiro do olho e disse: "Chad, passe o leite."
"Você pode alcançá-lo. Eu não sou seu escravo." Ele voltou a polir as botas.
Preste atenção para personagens estereotipados. Aqui está uma definição que você deve se lembrar. Estereótipo: uma pessoa ou coisa que se conforma a uma ideia ou tipo fixo ou que atribui características excessivamente generalizadas e preconcebidas a alguém ou algo.
Não use heróis de cinema ou heroínas como modelos para seus personagens. Use pessoas reais desenvolvidas em sua mente. Um roteirista pode se safar com certas coisas que você não conseguiria como um escritor de ficção. Você já conheceu um cowboy de verdade que fala como John Wayne ou Clint Eastwood fizeram em seus papéis no cinema? O que? Você tem!
Não o fiz e só conheço um zilhão de cowboys.
Qual é o próximo?
Bem, eu serei um zumbido fora de alcance. Encontrarei você na hora e local combinados na Parte II.