Como impedir que os credores liguem antes da falência?
Dr. Agostinho Roque de Aguiar
• 3 min de leitura
O processo de pedido de falência não é fácil. Na verdade, antes mesmo de você pensar em fazer isso, as coisas já podem se tornar exasperantes. Espere as ligações constantes de seus credores e as cartas irritantes de suas empresas de cobrança de dívidas. Prepare-se.
Se servir de consolo, seus credores e suas respectivas empresas de cobrança de dívidas são obrigados por lei a pararem de incomodá-lo depois que você tiver formalmente protocolado seu pedido de falência. Portanto, se você deseja administrar o "caos" e a "loucura" antes de pedir falência, considere estas medidas:
Conheça seus direitos. Eduque-se aprendendo as leis que regem a falência. Descubra como você pode se proteger das práticas de cobrança injustas. Retire as informações básicas on-line. Visite sites voltados para as leis de falência e plataformas de defesa do consumidor. Especifique até onde seus credores e suas empresas de cobrança de dívidas podem ir de acordo com as leis específicas. Aprenda suas limitações para que você possa lutar caso eles cruzem a linha.
Defenda seus direitos. Avalie se algum de seus credores ou seus representantes autorizados já ultrapassou as leis. O Fair Debt Collection Act protege e cobre os membros de sua família, sua casa e seus pertences pessoais. Portanto, se algum deles estiver assediando você (ou um de seus familiares), tome as medidas legais necessárias. Eles nunca devem ameaçar prendê-lo. Eles também nunca devem representar falsamente ou deturpar sua identidade, o valor real de sua dívida ou a ação legal que pode ser movida contra você. Depois que eles violarem as leis estabelecidas pelo seu estado ou tribunal federal, não hesite em processá-los. Registre sua reclamação formal por meio da Comissão de Comércio Federal ou do Ministério Público Estadual.
Expresse sua posição. Nunca subestime o poder de sua "caneta". Escreva uma carta e diga aos seus credores (ou a qualquer uma das agências de cobrança sob sua responsabilidade) para parar de entrar em contato com você. De acordo com o Fair Debt Collection Act, uma vez que sua carta tenha sido recebida por seus credores, as disposições dos tribunais estaduais e / ou federais exigem que eles parem de se comunicar com você (ou seus familiares).
Cumpra sua obrigação. Liquide sua dívida para encerrar completamente o ciclo vicioso de ameaças e assédios. Seus credores podem não desistir de você e capitalizar sobre as lacunas das leis. Nada pode detê-los, a menos que coletem algo de você. Eles podem optar por vender sua "conta" para outra empresa de cobrança de dívidas e o processo incômodo se repete novamente. Eles podem até abrir um processo judicial para extrair o pagamento de você. Portanto, expresse sua intenção ao negociar um acordo razoável. Conheça-os e solicite um esquema de reembolso. Isso deve convencê-los a deixá-lo em paz.
Se a situação se tornar muito complicada, procure ajuda profissional. Consulte um oficial de aconselhamento de crédito. Ele deve ajudá-lo nas negociações e dar-lhe algumas opções adequadas. Ele deve aconselhá-lo quando mergulhar quando nada realmente funciona. Ele deve explicar os prós e os contras de pedir falência usando o Capítulo 7 e / ou 13. Se você tiver que seguir suas opções legais, contrate um advogado experiente e defenda o seu lado.