À medida que aumentam os efeitos da desaceleração econômica generalizada, mesmo os indivíduos e empresas financeiramente mais estáveis se encontram em perigo financeiro. A dependência de contas de crédito proporciona alívio temporário, mas pode levar a dívidas avassaladoras. Antes que o estresse de cumprir as obrigações de pagamento e lidar com os credores se torne insuportável, reserve um tempo para avaliar suas opções de alívio da dívida e trabalhar para um futuro sem dívidas.
Para obter o melhor entendimento da situação de sua dívida, comece compilando uma lista de suas contas de crédito e sua situação atual. Determine quais dívidas são garantidas e não garantidas, o saldo restante e o valor do pagamento para cada conta, as taxas de juros e outras informações relevantes. A partir desta lista, você deve ter uma ideia de quais dívidas são mais urgentes e a ordem em que devem ser pagas. Por exemplo, quaisquer saldos vencidos devem ser considerados urgentes (pois afetarão sua taxa de juros) e lembre-se de que dívidas garantidas não pagas podem levar à perda de propriedade.
O tipo de dívida que você deve determina suas opções de reembolso e alívio. Os credores e cobradores de dívidas como contas médicas e cartões de crédito são menos agressivos e mais abertos à negociação do que os agentes de crédito, enquanto os serviços para grandes dívidas localizadas, como serviços públicos e aluguel, muitas vezes serão encerrados se nenhum pagamento for feito. Em muitos casos, você pode evitar despesas adicionais implementando seu próprio plano de gestão da dívida. Entre em contato com seus credores diretamente para solicitar reduções nas taxas de juros, um pagamento mensal reduzido, opções de consolidação ou assistência especializada, como diferimentos e redução de impostos.
Se a maioria de suas dívidas estiver garantida ou se suas dívidas não garantidas forem pesadas demais para considerar o reembolso total, você pode desejar um curso de ação mais sério. Muitas vezes, você só precisa de aconselhamento profissional de empresas de aconselhamento de dívidas para avaliar e reorganizar suas finanças. Se você está mais preocupado em pagar a dívida total rapidamente, pode considerar a opção de obter um empréstimo de dívida. Isso permitirá que você elimine seus vários passivos e se concentre em pagar um único empréstimo - mas, no final das contas, você ainda estará endividado. Além disso, o crédito danificado anteriormente pode afetar sua capacidade de obter um empréstimo de dívida.
Quando a maioria de suas outras opções de dívida é gasta, você pode considerar processos jurídicos mais intensos, como liquidação de dívidas e falência. A falência é um reconhecimento legal de sua incapacidade de pagar uma dívida, enquanto a liquidação da dívida exige que você suspenda os pagamentos até que um preço de liquidação possa ser alcançado para liquidar a dívida. Em qualquer dos casos, o seu crédito ficará gravemente danificado, mas pode ser reparado muito mais rapidamente após a liquidação da dívida do que após a falência.
Não importa o caminho que você escolha, é melhor agir do que esperar que o credor aja contra você. Os credores podem iniciar a falência involuntária, encerrar outras contas que você possui e confiscar bens caros se você não encontrar uma maneira de resolver o problema. No pior dos casos, você pode acabar sem uma casa e sem mais opções para saldar a dívida.