Como planejar uma venda de propriedade bem-sucedida?
Eduarda Alves de Paiva
• 4 min de leitura
As vendas de imóveis não são necessariamente como vendas de garagem, embora a ideia seja um pouco a mesma, mas em uma escala maior. As vendas de imóveis acontecem por vários motivos. Pode ser que o proprietário esteja deixando o país ou a cidade ou um acontecimento infeliz como um divórcio ou um falecimento na família. Muitas vezes, as pessoas que desejam se livrar de alguns itens de sua propriedade precisam da ajuda dos organizadores. Se você deseja vender sua propriedade, planeje-o bem considerando estas dicas:
Antes de contratar um organizador profissional para ajudá-lo com a venda da propriedade, você deve primeiro fazer uma lista de inventário das coisas que deseja vender de sua casa. Você deve incluir itens valiosos que estão em sua posse, incluindo joias, obras de arte e móveis de qualidade. Realmente dependeria de qual item da sua casa você deseja vender, então a lista determinará para você quais itens você deseja manter. Você também deve fazer uma lista de documentos importantes, como títulos ou escrituras imobiliárias, ações, papéis de seguros e ações. Seu título de propriedade imobiliária só é necessário se você precisar vender sua propriedade junto com os itens dentro dela.
Procure um organizador imobiliário profissional para ajudá-lo a vender seus itens se for muito tedioso para você fazê-lo. Um organizador profissional também pode fazer a tarefa por você se você não tiver tempo livre, se já se mudou para um local distante ou se ver os itens em casa é muito emocionante para você, especialmente se incidentes infelizes acontecerem em sua propriedade. O organizador pode ajudá-lo a separar os itens que você pode vender, jogar fora ou doar para instituições de caridade.
Antes de contratar o organizador de imóveis profissional, pesquise um pouco sobre alguns dos organizadores que encontrou. Peça referências por meio de amigos ou parentes. Tenha uma lista de seus organizadores imobiliários preferidos e reserve um tempo para entrevistá-los. Ao entrevistar, você saberá se ele é capaz de lidar com o evento e sentirá como se conecta com ele. Se ele estiver trabalhando em uma empresa, peça o perfil da empresa e pesquise seus registros.
Resolva o seu acordo sobre lucros e taxas. O organizador geralmente fica com uma porcentagem das vendas brutas, então você também deve calcular uma porcentagem de seus ganhos. Fixe um cronograma ou cronograma para todo o processo de venda da propriedade. Você deve pedir detalhes sobre como o organizador fará o marketing do evento.
Se você não tem certeza sobre a experiência da empresa na venda de seus objetos de valor, como joias, obras de arte e antiguidades, reserve-se o direito de fazer avaliações independentes. Você sempre pode pagar por suas próprias avaliações, caso não fique satisfeito com as avaliações de sua empresa contratada.
Faça um acordo com os organizadores da propriedade sobre os procedimentos pós-venda. O que eles fariam com os itens que não venderam? Peça-lhes que listem um inventário desses itens e certifique-se de que lhe entreguem o recibo de dedução do imposto.
Para os itens que não foram vendidos no leilão, você pode vendê-los da maneira que puder. Pode ser online no eBay, uma loja de artigos usados ou uma venda de garagem. Qualquer maneira de descartar os itens restantes de sua propriedade será viável, desde que você não tenha que gastar com isso.
Lembre-se de que os itens mais valiosos incluídos em sua propriedade geralmente assumirão a forma de leilões. Os organizadores que você contratará devem ser capazes de lidar com a facilitação, avaliação e inventário de seus itens. Se você conseguiu realizar uma venda de propriedade bem - sucedida, não apenas conseguiu se desfazer de seus itens indesejados, mas também ganhou algo em troca deles.