Se você acha que a morte e os impostos são as únicas coisas constantes neste mundo, pense novamente. Outro problema constante que você deve enfrentar são as contas. As contas continuarão chegando a cada mês, goste você ou não. Nesta época e época de recessões econômicas, o pagamento de contas pode ser um processo muito doloroso. Aqui estão algumas das etapas para aliviar a dor e ajudá-lo a gerenciar melhor seu dinheiro.
Não procrastine. Uma das maneiras mais importantes de tornar o pagamento de contas menos penoso é não procrastinar. Assim que receber as contas e assim que tiver dinheiro para pagá-las, vá até a concessionária e pague as contas. Lembre-se de que quase todos os serviços públicos e municipais terão sobretaxas correspondentes para pagamentos em atraso. Esses valores podem ser de apenas 2% e até 20%. Cumulativamente, essas sobretaxas podem ser muito caras.
Orçamentação. Mesmo se você não quiser procrastinar, o pagamento de contas pode ser muito doloroso, especialmente se você não tiver dinheiro em mãos. Uma das melhores maneiras de garantir que você esteja sempre preparado para suas contas é fazer um orçamento de seu dinheiro a cada mês ou semana, dependendo de como e quando você recebe seu salário. Pagamentos mensais de salários são os mais fáceis de trabalhar, pois permitem que você faça um orçamento para o mês inteiro. Salários semanais ou quinzenais, no entanto, podem ser mais difíceis, especialmente se a maior parte de suas contas chegar durante a primeira semana do mês, o que pode deixá-lo sem nenhum por alguns dias antes de chegar o pagamento da próxima semana. Nesse caso, você precisará reservar algum dinheiro além do seu salário semanal, para poder criar um fundo para suas contas.
Crie um sistema de pagamento de contas. Hoje, há muitas maneiras de você pagar suas contas. Use-os a seu favor. Por exemplo, você pode usar o telefone ou a Internet para pagar seus serviços públicos e outras contas. Isso pode parecer difícil de usar no início, especialmente porque você terá que configurar o sistema e definir sua conta. Mas, uma vez feito isso, o pagamento levará apenas alguns segundos do seu tempo a cada mês - chega de longas filas no escritório de cobrança que custam tempo e dinheiro.
Automatizar. Além de utilizar as diversas opções de pagamento disponíveis para sua comodidade, você também pode automatizar suas contas. Muitas empresas e serviços hoje permitem que você deduza automaticamente os pagamentos de suas contas. Isso pode ser feito usando seus cartões de crédito ou débito. Simplesmente encaminhe as informações do seu cartão para o escritório de cobrança para que as contas que você recebe a cada mês sejam automaticamente retiradas de seus fundos.
Organizar. Finalmente, organize as contas que você recebe. Hoje em dia, existem muitas contas que vão desde água, gás, eletricidade, telefone, internet e uma série de outros serviços que tornam a vida mais fácil. Essas contas podem ser muito difíceis de gerenciar. Uma maneira de controlar facilmente todas as suas contas é criando uma caixa separada, pasta de arquivo ou armário para suas contas.
A chave para reduzir a dor quando as contas começam a chegar em sua caixa de correio é organizar suas opções e planos de pagamento. Por meio dessas etapas, é fácil fazer isso.