Uma das coisas importantes na vida de uma pessoa é cuidar de sua situação financeira. Você deve estar no topo de suas finanças em todos os momentos, especialmente nestes tempos de crise econômica.
As pessoas perdem perdendo muito
Há casos em que as pessoas perdem perdendo dinheiro ganho com dificuldade simplesmente porque não têm conhecimento de sua situação financeira. Em vez de economizar algum dinheiro, alguns gastam desnecessariamente. Alguns até pedem emprestado desnecessariamente apenas para suprir as necessidades de hoje, mas terão que pagar por elas nos anos que virão. Depois, há aqueles casos em que se pode obter economias com descontos ou abatimentos. Mas sem preencher a papelada necessária por esquecimento ou ignorância, você acaba gastando mais. Essas pequenas coisas poderiam contar muito no final, principalmente com a crise financeira. Sempre ajuda ter um pouco de dinheiro extra.
Mantenha as coisas em equilíbrio. Uma maneira de organizar sua vida financeira é controlar seu fluxo de caixa e suas contas bancárias. Por exemplo, você pode listar todas as fontes de renda, seja do seu emprego, negócio ou outras coisas. Em seguida, você deve ter uma lista de despesas regulares ou mensais com base em quanto você espera pagar, incluindo aluguel, contas de serviços públicos, pagamentos com cartão de crédito, hipotecas e pagamentos de carro, mantimentos e assim por diante. De qualquer forma, geralmente são despesas normais, portanto, você pode esperar pagar praticamente a mesma quantia mês após mês.
Ao pagar cada conta e despesa, liste-as. Em seguida, conte-os contra sua renda mensal, após o qual você obtém suas economias líquidas em cada mês.
Dê a si mesmo uma mesada. Um grande erro que as pessoas cometem é gastar dinheiro logo depois de receber o salário ou os lucros dos negócios. A coisa inteligente a fazer aqui é incluir um subsídio semanal ou mensal para si mesmo como parte de suas despesas mensais. Você pode incluir aqui dinheiro para alimentação, para seu deslocamento diário ou para algumas necessidades pessoais que você sente que pode gastar quando tiver algo extra. Dessa forma, você não investe em suas economias quando precisa gastar consigo mesmo.
Pague em dia. Você economiza em taxas e sobretaxas se pagar suas contas e hipotecas em dia. Existem programas de cobrança online que podem ajudar a lembrá-lo do vencimento das contas. Se possível, consolide o pagamento de suas contas. Alguns bancos e empresas de cartão permitem que você faça o débito automático em pagamentos de contas de sua conta. Apenas certifique-se de controlá-los para não gastar demais.
Mantenha contas bancárias separadas para economias e despesas correntes. Alguns bancos oferecem uma combinação de poupança e conta corrente, mas tome cuidado para não colocar todos os ovos na mesma cesta. Economize seu dinheiro em uma conta de poupança dedicada e, se possível, em uma conta de poupança de tempo, que rende mais. Em seguida, guarde seu dinheiro para pagar contas, aluguel ou outras despesas necessárias em uma conta corrente diferente, para que você possa facilmente preencher cheques para eles.
Lembre-se de controlar suas contas também. As contas correntes têm taxas de over-draw caras. Portanto, certifique-se de listar todas as suas emissões de cheques, para não chegar a um valor negativo. Enquanto isso, a caderneta de poupança será cobrada se você ficar abaixo do valor mínimo.
Organizar a vida financeira requer disciplina. Mas no final, valerá a pena. É melhor ter dores de cabeça com o dinheiro que você tem do que ter dores de cabeça por não ter dinheiro algum.