Como evitar que o pagamento mínimo por cartão de crédito aumente?
Luciana da Cruz Filho
• 3 min de leitura
Os pagamentos mínimos com cartão costumavam ser definidos em 2% do saldo devedor. No entanto, desde 2005, a lei federal regulamentou que as empresas de cartão aumentassem o pagamento mínimo para 4% do saldo devedor. Como consumidor, pode pensar que isso é desfavorável para si, mas, na realidade, este regulamento visa ajudar o utilizador de cartão europeu. Aumentar o pagamento mínimo com cartão em mais dois por cento pode reduzir o pagamento da dívida de 20 para 30 anos para apenas dez anos. Isso poupará o consumidor de centenas a milhares de dólares em pagamentos de juros.
Pagamento mínimo por cartão de crédito
No entanto, se você achar que seus pagamentos mínimos ainda são muito altos, você tem algumas opções. Veja como evitar que o pagamento mínimo do seu cartão de crédito aumente.
Faça um esforço para pagar o pagamento mínimo revisado. Na verdade, não pague apenas as taxas mínimas. Vá em frente e pague mais do que o mínimo. Quanto mais cedo você sair da dívida, melhor.
Pare de usar seu cartão de crédito. Defina um orçamento e cumpra-o. Use dinheiro para suas transações. Não sobrecarregue o limite do seu cartão e continue cobrando por ele. Você nunca vai sair da dívida dessa maneira. Dessa forma, seu pagamento mínimo continuará diminuindo a cada mês, à medida que você avança mensalmente na eliminação de sua dívida.
Ligue para o emissor do cartão e fale com um representante sobre como reduzir os pagamentos com cartão. Seja honesto e diga ao banco que você não pode pagar o novo valor mínimo, mas está disposto a pagar. Pergunte quais são suas opções. Os bancos estão dispostos a trabalhar com os consumidores em vez de deixar você inadimplente.
Veja se o seu pagamento de juros pode ser reduzido. Se, de outra forma, você tiver um bom histórico de crédito e pagamento, o emissor do cartão pode conceder. Mas você tem que pedir.
Pergunte se seu cronograma de pagamento pode ser adiado ou alterado. Outra opção é perguntar se você pode manter sua porcentagem mínima atual, mas o banco pode pedir para aumentar o pagamento de juros. Pese suas opções e veja o que funciona para você antes de concordar com qualquer coisa.
Esteja preparado para mostrar documentos financeiros, como extratos bancários ou declarações de renda anteriores, para ilustrar sua situação financeira ao banco.
Transferência de saldo para outro cartão. Encontre outro emissor de cartão que ofereça uma boa taxa de juros e um percentual de pagamento mínimo razoável devido. Contanto que você pague o valor acordado, sua taxa de juros não será alterada durante os termos do acordo.
Considere obter um empréstimo pessoal para pagar o cartão se as condições forem melhores. Converse com um agente de crédito sobre o valor de que você precisa e quanto precisará pagar mensalmente. No entanto, não pague o cartão e então contraia novas dívidas em outros cartões de crédito.
Fique atento ao saldar dívidas e manter o seu histórico de crédito em boas condições. Mesmo que o banco concorde em reduzir seus pagamentos mínimos com cartão, vá em frente e pague o máximo que puder de qualquer maneira. Não deixe seu empréstimo inadimplente porque você sente que não há esperança. Seja responsável com seus cartões de crédito.