Muitas pessoas neste mundo não têm noção da ideia de dinheiro e de como ele funciona. Para muitos, o dinheiro é simplesmente papel ou moeda usada para comprar coisas. No entanto, o dinheiro é muito mais profundo do que isso. O conceito de dinheiro é muito simples de entender. Uma nota ou moeda reflete o valor real que está armazenado em algum lugar do mundo e tem um valor correspondente em ouro ou outro material precioso. Com essa visão do dinheiro, seria melhor apreciá-lo e aprender a ajudar a aumentar seu valor, em vez de apenas gastar e gastar.
É uma pena que a maioria das pessoas na Europa tenha contraído algum tipo de dívida. A maioria dessas dívidas pessoais é devida a bancos e outras empresas, na forma de dívidas de cartão de crédito e hipotecas. Além disso, mesmo entidades como empresas e até bancos estão em dívida com outras entidades maiores. Com as crises econômicas de hoje sendo causadas por uma incompatibilidade na capacidade de indivíduos e empresas de tomar empréstimos com a capacidade dos sistemas financeiros de emprestar, vale a pena tomar boas decisões sobre gastos e empréstimos.
Gaste dinheiro com sabedoria
Você precisa gastar dinheiro com sabedoria nos dias de hoje. Considere bem o que você realmente precisa e o que pode esperar até a próxima vez. É sempre conveniente simplesmente passar o cartão de crédito para comprar por impulso. Mas endividar-se porque deseja comprar algo sofisticado não é uma decisão sábia. Se você está vivendo além de suas necessidades e recursos, é provável que suas despesas excedam seus ganhos. Nesse caso, a dívida será apenas uma sepultura na qual você se enterrará.
Diz-se que é um erro tratar a própria casa e outras propriedades semelhantes como um bem, apenas porque se possui e encontra utilidade nela. Alguns consultores financeiros diriam que qualquer coisa que não gere receita para você não é um ativo, mas apenas um passivo, especialmente com o aumento das contas de serviços públicos. Portanto, antes de tomar qualquer decisão de compra que irá incorrer em alguma responsabilidade, você precisa ter certeza de que pode pagá-la. Se você quiser comprar uma casa, pode arcar com a manutenção, os serviços públicos, os reparos e os impostos sobre a propriedade? Se você for comprar um carro, terá condições de pagar pelo combustível, pelos reparos e pela manutenção?
Despesas de curto prazo
Por outro lado, a melhor maneira de tratar a dívida é pedir dinheiro emprestado para despesas que lhe dariam retornos positivos ou para aquelas que você pode arcar com seus recursos atuais. Por exemplo, você pode abrir um novo negócio. Pedir dinheiro emprestado ao banco pode ajudá-lo a começar. Mas, a longo prazo, você terá uma situação melhor por causa das oportunidades de geração de renda que seu negócio permitirá. Ou, mais simplesmente, você pode usar o crédito para despesas de curto prazo e para aquelas que você sabe que não passará a vida inteira pagando.
O importante a lembrar é que você deve ter um fluxo de caixa positivo a qualquer momento. Isso significa que o dinheiro que você ganha com os salários ou com o seu negócio deve ser orçado de maneira adequada tanto para despesas quanto para quitação de passivos. Certifique-se de que sobrou dinheiro para economizar ou investir. Dessa forma, você não gasta demais e pode administrar o crédito com sabedoria.