Configurando um Orçamento Pessoal: Dicas de Orçamento

Some suas despesas mensais totais
Em uma segunda folha de papel, some suas despesas mensais totais.

Use essas dicas ao fazer um orçamento de dinheiro

Jogue fora o tópico de um orçamento pessoal em sua próxima reunião de amigos, e as chances são de que todos irão (a) gemer e mudar de assunto, ou (b) parecer evasivo e mudar de assunto. Isso porque orçamentar dinheiro tem tido uma má reputação por ser difícil, demorado e um verdadeiro obstáculo. Na realidade, nada poderia estar mais longe da verdade!

A soma desses valores é sua renda mensal total
A soma desses valores é sua renda mensal total.

Usar um orçamento pessoal para orientar seus gastos cria flexibilidade e liberdade para não se preocupar com dinheiro, principalmente porque você já sabe exatamente quanto tem, em vez de prender a respiração no caixa eletrônico ou devolver outro cheque. Você saberá o valor exato disponível para gastar, para que possa avaliar se realmente deseja gastá-lo. Talvez haja uma meta financeira que você gostaria de alcançar; fazer um orçamento para essa meta o ajudará a alcançá-la 10 vezes mais rápido do que apenas uma ilusão.
Seja qual for o motivo, definir um orçamento pessoal irá recompensá-lo tanto financeira quanto emocionalmente.

  1. Comece reunindo faturas e recibos recentes, bem como seu recibo de pagamento mais recente. Eles fornecerão informações vitais. Também pegue várias folhas de papel em branco, um lápis e uma calculadora.
  2. Comece calculando sua renda mensal total. Em uma folha de papel, anote o total de seus ganhos mensais. Inclui salários, gorjetas, pensão alimentícia, pensão alimentícia e quaisquer outras fontes de renda. A soma desses números é sua renda mensal total.
  3. Em uma segunda folha de papel, some suas despesas mensais totais. A maneira mais fácil de fazer isso é separar as despesas por categoria: moradia, alimentação, transporte, serviços públicos, assistência médica, entretenimento e assim por diante. Certifique-se de incluir o dinheiro colocado em poupança, fundos de emergência e redução de dívidas, se aplicável. Use os extratos e recibos de faturamento para obter uma estimativa dos custos mensais de cada necessidade e escreva os totais individuais em cada categoria. Some os totais da categoria e a soma resultante são suas despesas mensais.
  4. Compare a soma de suas despesas com a soma de sua renda. Um número deve ser maior que o outro; moldar o restante do seu orçamento depende de qual soma é mais alta.
    • Se sua receita for maior do que suas despesas, isso é uma boa notícia! Significa que você está cobrindo suas obrigações e se mantendo financeiramente. Mas não fique arrogante, porque não há garantia de que você está obtendo o máximo retorno de seu investimento. Avalie cada uma das suas despesas e identifique as áreas que podem ser reduzidas sem dificuldade. Use o dinheiro que você economiza para aumentar sua conta de aposentadoria ou fazer um pagamento adicional da hipoteca, e você estará fazendo um favor a si mesmo duas vezes: uma, usando seu dinheiro com sabedoria e duas vezes, garantindo seu futuro.
    • Se suas despesas são maiores do que sua receita, você está fadado a ter problemas. Volte para suas despesas e descubra exatamente para onde o dinheiro está indo e, em seguida, redirecione-o. Se você comer fora cinco noites por semana, comece a cortar e faça planos para cozinhar em casa com mais frequência. Talvez você esteja pagando por um carro alugado caro, quando um carro usado mais antigo atenderia às suas necessidades. Pegue as economias e use-as para saldar dívidas ou começar um fundo para "dias chuvosos". A gestão do dinheiro pode demorar um pouco para ser aperfeiçoada, mas nunca é tarde para começar.
  5. Agora é a hora da parte divertida: definir metas para você! Se você deseja se aposentar aos 45 anos ou acumular dinheiro suficiente para um mês de férias no Caribe, um orçamento pode ajudá-lo a seguir em frente para atingir sua meta. Depois de identificar uma meta financeira importante que deseja cumprir, analise suas despesas e localize as áreas em que você pode diminuir seus gastos. Faça um cheque para si mesmo uma vez por mês com a quantidade de dinheiro economizada e deposite-o em uma conta especial destinada à sua grande conquista. Você também pode se desafiar a economizar dinheiro definindo um limite máximo para suas despesas do mês e, em seguida, monitorando seus gastos para atingir ou ficar abaixo desse limite. Este é um ótimo exercício para quem quer cortar gordura dos lucros, e pode abrir seus olhos para o que você realmente gasta.
Artigos relacionados
  1. Como ganhar dinheiro extra online?
  2. Como reparar sua pontuação de crédito?
  3. Como usar a lei da atração para ganhar dinheiro mesmo em uma recessão?
  4. Como automatizar suas finanças para uma melhor gestão do dinheiro?
  5. Como cortar sua conta de energia em casa?
  6. Como usar cupons carregáveis?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail