Como compreender os princípios do projeto de pontes?
Joana Montenegro Matos
• 3 min de leitura
Um bom design se aplica a quase todos os projetos de construção, incluindo pontes. O projeto da ponte é tão importante quanto a própria ponte. Pode não conectar lacunas, mas servirá ao seu propósito durante a construção da ponte. Ao fazer uma ponte, existem regras que precisam ser seguidas para maximizar a função, segurança e longevidade da ponte. Se você deseja ganhar o concurso de design da West Point Bridge com um design forte, você precisa seguir alguns destes princípios básicos.
Você precisa entender os fundamentos do projeto de uma ponte, começando com termos importantes.
O vão é o comprimento que a ponte pode sustentar sem deformar.
As colunas são as torres de suporte que se projetam do centro ou das laterais de uma ponte.
O convés é a superfície real onde os pedestres e veículos cruzam.
Funiculares são as linhas pelas quais as tensões se concentram ou se propagam.
Os acessórios são as juntas, que geralmente são parafusos e placas de aço.
Os cabos são longos segmentos de aço espesso que sustentam uma ponte pênsil.
As vigas são materiais sólidos. A composição depende da finalidade a que se destinam, que é posta em colunas. Isso funcionará como a estrada para a maioria das pontes simples.
Píers são as estruturas que mantêm a torre no lugar. É como a fundação da casa, que está profundamente enraizada no solo. A única diferença é que está submerso na água.
Abutments são estruturas arqueadas, geralmente compostas de metais entrelaçados que se parecem com um grande tubo de grades.
Pontes de design cantilever
Diferentes tipos de pontes têm diferentes maneiras de manter uma ponte de convés estável. Alguns dependem da compressão, o que significa que permite que o peso dos materiais, dos pedestres e dos carros mantenha a ponte unida. Outro método depende da tensão, o que significa que dependerá da qualidade do projeto e dos materiais da ponte para sustentar a força de tração do convés e de tudo sobre ele. A torção, por outro lado, atua como uma grande mola em pontes de projeto cantilever. Ele depende dos abutments para resistir à quantidade de força descendente.
O projeto de uma ponte é altamente dependente da função que servirá. Na maioria das áreas povoadas, podem ser necessárias pontes muito duráveis e largas como uma ponte pênsil, por exemplo. Se uma ponte suspensa parecer um exagero, você pode se contentar com uma ponte de dois andares com uma ferrovia na parte inferior do convés superior. Se você só precisa de uma ponte para cruzar um vale profundo, mas muito curto, pode usar uma viga simples. Se você precisa permitir que veículos cruzem essa lacuna, você pode construir uma ponte em arco.
Tipo de ponte experimental
No caso de um tipo de ponte experimental, o projetista precisa entender as possíveis forças que atuarão sobre ela. Você precisa construir um modelo como as pontes de palito ou o desenho de picolé que você fez na escola. Se você deseja um cálculo mais preciso, pode pesquisar um software para fazer isso por você.
Este artigo não serve como um manual, mas sim como um meio para entender como um projeto de ponte deve ser concebido. Outros bons conceitos de design de construção podem ser aprendidos por meio de programas de design online.