Você está ficando cansado do clima de inverno da Nova Inglaterra e está procurando refúgio em uma casa de férias no sul. Você é um esquiador ávido e quer fazer uma compra secundária nas montanhas nevadas do Colorado. Ou talvez você esteja querendo comprar outra casa na sua cidade para alugar. Seja qual for o caso, comprar uma segunda casa pode ser uma perspectiva excitante, desde que você esteja preparado para o compromisso financeiro e todas as outras nuances ligadas à propriedade dupla.
Casa de férias ou propriedade alugada? Decida se você pode ter uma segunda casa como um lugar onde você (e possivelmente sua família ou amigos) possam se reunir quando for conveniente, ou se você está interessado em alugá-la por uma parte do ano para obter renda. Muitas pessoas acham que complementar sua renda com aluguel é uma ótima maneira de fazer o pagamento da hipoteca.
Localização. Onde você deseja passar seu tempo quando estiver longe de sua residência principal? Examine a área de interesse com um olhar criterioso. Observe as taxas de impostos, taxas de criminalidade e converse com os habitantes locais sobre o que eles consideram os prós e os contras de uma cidade ou região. Para obter informações sobre crimes, visite a delegacia de polícia local. Você pode encontrar a maioria das estatísticas de crimes e informações sobre cidades / cidades online. As informações que você enfeita aqui o ajudarão a determinar primeiro se você deseja passar algum tempo aqui e, em segundo lugar, se o local tem boa capacidade de aluguel e / ou revenda.
Água, água por toda parte. Muitas segundas residências são costeiras ou perto da água. Conheça a história e a configuração do terreno. Se você está pensando em fazer uma compra sobre a água, certifique-se de saber se a região sofre inundações e explore opções de seguro se for o caso.
Gerente de propriedade. É uma boa ideia investir em um administrador de imóveis. Essa pessoa cuidará do seu investimento enquanto você estiver ausente. Ele pode realizar uma série de funções - desde verificar a casa semanalmente até realizar a manutenção de rotina - e, em alguns casos, se for um empreiteiro, realizar construções ou reformas na unidade. Se você não consegue encontrar ou não deseja pagar por um gerente de propriedade, pelo menos peça a um amigo ou parente que verifique regularmente a propriedade. Se você não pode pagar a alguém para cuidar de sua segunda casa, você pode não estar fazendo uma compra sábia.
Tamanho importa. Considere os custos de uma pequena casa ou condomínio versus uma casa maior. Considere as contas de serviços públicos e os possíveis problemas de manutenção e reparo que possam surgir no decorrer da propriedade. Às vezes, menor é melhor.
Plano de fuga de incêndio: plano para o pior. Encontre um corretor de imóveis que conheça o mercado de locação. Informe-se sobre os aluguéis na área e dê uma olhada em algumas das unidades no mercado para comparação. Mesmo se você achar que não precisará alugar sua casa, planeje o pior. O local onde você compra sua segunda casa deve, idealmente, ter um histórico de aluguel muito forte. Como você não pode prever aumentos de impostos, sua segurança no emprego e sua saúde, sempre, sempre, planeje o pior cenário - ou seja, você terá que alugar sua casa o ano todo.
Finanças. Loja em torno de taxas de hipoteca e credores. Os credores são geralmente um pouco mais conservadores para empréstimos em segundas residências, portanto, esteja preparado. Um agente hipotecário pode sugerir que você retire uma linha de capital próprio para a compra, ou ele fará um empréstimo tradicional. É altamente dependente da sua situação financeira e do tipo de propriedade que procura. Os credores podem hesitar em fazer um empréstimo com base no aluguel da casa. Se você não está tendo sorte com corretores de hipotecas, tente seu banco local, ou pelo menos vá com a empresa com a qual você fez sua primeira hipoteca (já que eles conhecem seu histórico de pagamentos).
Não pague a mais. Isso é especialmente pertinente para a segunda casa, uma vez que você, presumivelmente, terá uma hipoteca sobre a primeira casa. Psicologicamente, se você pagar a mais pela sua segunda casa, poderá sentir "remorso do comprador" e o valor da casa - para você - pode cair incomensuravelmente. Lembre-se, você deseja aproveitar esta nova compra; não deve ser um albatroz em volta do seu pescoço.
Outra opção: timeshare. Se não tiver certeza de sua capacidade de cumprir o compromisso financeiro que uma segunda casa acarreta, você pode explorar a opção de timeshare. Nesta opção, você pode comprar uma semana ou até várias semanas / meses em um determinado destino. Embora cada empresa de compartilhamento de tempo seja diferente, a maioria permite negociações, o que significa que você pode negociar sua semana / mês com outra parte em um local diferente. Você paga uma taxa anual (para manutenção das instalações, etc.), mas não tem responsabilidade direta pelo reparo ou construção. Você provavelmente não fará uma matança para revender com o time-share, mas pode ser uma opção mais segura para você explorar.
Qualquer que seja a função que sua casa secundária irá cumprir - aluguel ou uma escapadela particular - é importante entender as possíveis armadilhas associadas a possuir dois lugares. Lembre-se de não se esforçar muito em uma compra e tenha em mente que uma casa secundária pode ser um investimento, mas pode ser um espinho em seu lado se você não tomar cuidado. Se você for cuidadoso e escolher um local e imóvel em um local desejável com bom valor de aluguel e revenda, por outro lado, poderá estar fazendo o melhor investimento da sua vida! Aproveitar.