Como usar a triagem de inquilinos para conseguir bons locatários?
Kelly Assunção
• 3 min de leitura
Alugar apartamentos e outras unidades habitacionais é um dos negócios mais lucrativos que você pode administrar. Um dos problemas com o aluguel de empresas, no entanto, é se você acabar tendo locatários ruins. Locatários ruins são aqueles que não podem pagar em dia, danificam a propriedade e geralmente fazem com que o valor do seu aluguel seja depreciado. Veja como você pode usar a triagem de inquilinos para garantir que terá bons inquilinos.
Formulário de inscrição. Em primeiro lugar, crie um formulário de inscrição simples para todas as pessoas que desejam alugar suas unidades. Não existem formulários de inscrição padronizados, mas em geral você pode criar seus próprios formulários de inscrição. Tudo o que você precisa fazer é certificar-se de que os fatos básicos estejam presentes, como nome do locatário, número da previdência social, endereço atual, detalhes de contato do locador, aniversário, data de mudança, permissão para realizar uma verificação de histórico de crédito, emprego, salário, et cetera. Se você lida com muitos aplicativos de inquilino, também pode incluir uma pequena taxa.
Verificação. Em seguida, você precisará verificar as informações fornecidas pelo locatário. A primeira informação que você precisa verificar é o histórico de empregos. Ligue para a empresa e empregador do locatário e pergunte sobre o locatário. Existem alguns inquilinos que incham seus salários, apenas para se tornarem mais agradáveis e atraentes para proprietários em potencial. Essas pessoas, no entanto, costumam ser aquelas que dificultam a cobrança dos pagamentos, justamente por não possuírem esse tipo de dinheiro. Ao perguntar ao chefe do locatário, você poderá determinar se o locatário potencial realmente tem o salário necessário para pagar o aluguel mensal.
Verificação de crédito. Em seguida, execute uma verificação de crédito. Muitos locatários usam seus cartões de crédito para fazer pagamentos. Se você permitir o pagamento com crédito, certifique-se de que o locatário tenha uma boa classificação de crédito. Você pode verificar a classificação de crédito de um locatário potencial usando seu número de seguro social. Alguns locatários não fornecem seu número de seguro social. Isso deve ser evitado, especialmente porque não há nada de errado em avaliar a classificação de crédito de um locatário em potencial. A classificação de crédito, na verdade, é uma das perguntas padrão que os proprietários fazem aos possíveis locatários. Você pode realizar a verificação de crédito online, usando sites como o Net Detective. Lembre-se, no entanto, que você pagará uma pequena quantia pelos serviços prestados por esses sites de verificação de crédito. A vantagem de usar esses sites, no entanto, é que eles tornam a verificação de crédito muito fácil. O melhor de tudo é que ele fornece informações adicionais além da classificação de crédito. Normalmente, você também encontrará informações sobre se o locatário em potencial já teve condenações no passado.
Proprietário atual. Outra pessoa de confiança a quem você pode recorrer ao avaliar se um determinado locatário é confiável ou não é o atual proprietário. Pergunte ao atual proprietário se ele teve algum problema com o locatário e se ele recomendaria o locatário a você.
Com isso em mente, você deve ser capaz de filtrar os locatários ruins e evitar dores de cabeça e problemas associados a eles.