Como convencer um vendedor a pagar seus custos de fechamento?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 4 min de leitura
A compra de um imóvel nem sempre é simples. Não é tão simples quanto pagar uma determinada quantia ao vendedor e uma porcentagem ao corretor de imóveis. Tanto o comprador quanto o vendedor freqüentemente incorrem em muitos custos adicionais, como impostos sobre ganhos de capital, impostos sobre transferência e outros semelhantes. Esses são chamados de custos de fechamento, que podem variar de 1% a 10% do preço total de compra. Muitas vezes, a chave para uma transação tranquila seria perguntar ao seu corretor de imóveis quais custos específicos serão cobrados de você e quais serão cobrados do comprador.
Quando você já pagou uma grande quantia por uma entrada ou capital (como os bancos preferem chamá-lo), pode não ter dinheiro extra para pagar os custos de fechamento. Você tem várias opções para minimizar essa despesa de caixa adicionada. Você pode negociar para que o vendedor da casa pague por isso ou pode adicionar esse custo ao preço total de compra, de modo que, em essência, você o inclua na hipoteca e o vendedor lhe pague o dinheiro.
Preço de venda bruto
Negocie com antecedência. A melhor maneira de convencer um vendedor de uma casa a pagar seus custos de fechamento é negociar bem. Em primeiro lugar, você provavelmente negociará um preço de venda mais baixo com o vendedor. No curso de sua negociação, você pode pedir ao vendedor para arcar com os custos de fechamento. Ciente dos custos de transação, taxas e impostos, a maioria dos vendedores e corretores de imóveis realmente tem um preço líquido em mente, ao vender uma casa. Isso significa seu preço de venda bruto menos quaisquer taxas do corretor de imóveis e impostos do governo. Qualquer extra é um bônus adicional. Fale com o seu corretor de imóveis (seja ou não o mesmo corretor que o agente do vendedor) se você pode chegar a um preço em que o comprador terá franquia suficiente para pagar os custos de fechamento.
Infle o preço total. Além disso, você e o vendedor podem inflacionar o preço total da compra, de forma que o valor equivalente aos custos de fechamento seja incluído no preço total. Dessa forma, uma parte da hipoteca que você solicitará ao banco será na verdade destinada aos custos de fechamento. Se for esse o caso, o vendedor irá essencialmente devolver a você o valor excedente, que será para pagar os custos de fechamento. Na prática, o dinheiro não é devolvido a você, mas sim por meio do corretor de imóveis, que faz o trabalho braçal para pagar esses impostos e taxas.
Montante máximo para empréstimos
Incluí-lo em sua hipoteca. Se o banco concordar, você sempre pode pedir alguns milhares de dólares extras para serem incluídos no valor do empréstimo, para cobrir os custos de fechamento. No entanto, isso dependerá do valor máximo para empréstimos que o banco fornecerá a você. Por sua vez, isso depende de dois fatores: o valor avaliado da propriedade e sua capacidade de ganho.
O valor que o banco vai emprestar não vai depender do preço de venda do imóvel, mas do valor avaliado (que será determinado por um assessor profissional do banco). Disto, apenas uma certa porcentagem pode ser emprestada a você, geralmente entre 60% e 80%. O saldo é pago por meio de seu patrimônio, que é, na verdade, seu sinal. Se o seu empréstimo puder acomodar mais alguns milhares, você poderá usá-lo para pagar os custos de fechamento.
Em segundo lugar, sua capacidade de ganho determinará quanto o banco pode lhe emprestar, em particular a quantidade de amortizações que você pode pagar por mês. Isso geralmente é calculado como 30% de sua receita líquida para levar para casa. Portanto, se o banco determinar que você pode emprestar alguns milhares extras com base em sua renda mensal, isso poderá ser usado para pagar os custos de fechamento. Em qualquer dos casos, o banco não lhe dará o dinheiro extra imediatamente. Em vez disso, será pago diretamente ao vendedor. Portanto, você e o vendedor terão que concordar sobre quem exatamente paga quais itens na lista de custos de fechamento. Será uma boa ideia incluir isso em seu contrato de venda ou você pode assinar um contrato separado para esse efeito.
Comprar uma casa envolve muita negociação. Seja educado, mas firme ao lidar com o vendedor. Se ele perceber que você está decidido a comprar a casa e que é um proprietário responsável, provavelmente irá considerar seus pedidos.