Quando você está procurando um lugar para o seu negócio, provavelmente acabará alugando-o. Mas antes de concordar com os termos básicos do arrendamento comercial que o seu senhorio lhe entrega, você deve perceber que há alguma margem de manobra quando se trata de arrendamentos comerciais. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a negociar um contrato de locação comercial com o qual você possa ficar satisfeito.
Passo 1
Discuta o custo básico do aluguel. O primeiro tópico que você e seu locador precisam discutir ao negociar um aluguel comercial é quanto você pagará pelo aluguel do espaço. Normalmente, seu aluguel mensal será determinado com base na área quadrada do espaço comercial, calculada a um custo 'por m2 '. Portanto, um espaço de 2.000 pés quadrados que é alugado por 3,70€ am2 custaria 7.460€ por mês. Além desse custo básico de aluguel, você também pode ser obrigado a pagar pela manutenção de quaisquer áreas comuns, como calçadas, estacionamentos e banheiros. Veja se o locador é negociável sobre o custo dessa manutenção, ou se você pode chegar a um acordo sobre um preço de aluguel que inclui a manutenção da área comum(CAM). A maioria dos proprietários está disposta a ceder um pouco nessa área quando se trata de negociar um arrendamento comercial.
Passo 2
Pergunte o que está incluído no aluguel. Quando você estiver negociando um arrendamento comercial, certifique-se de obter um registro por escrito dos serviços e taxas que serão cobertos pelo arrendamento. Determine quem é responsável pelo pagamento dos custos adicionais associados ao aluguel do espaço comercial e faça com que tudo seja escrito. Esses custos adicionais podem incluir impostos sobre a propriedade, serviços públicos, coleta de lixo, seguro e reparos. O aluguel bruto pode não incluir esses custos adicionais, portanto, certifique-se de levar em consideração o custo real de alugar um espaço comercial antes de se comprometer com ele.
Etapa 3
Determine quem é responsável pelo custo das melhorias. Você provavelmente desejará criar um espaço comercial seu antes de transferir seu negócio para ele. Alguns proprietários estão dispostos a absorver o custo de atualizações razoáveis, uma vez que você está melhorando suas propriedades. Por outro lado, se as melhorias não forem necessárias, você pode ser obrigado a pagar a conta inteira. Você também deve discutir se precisa de aprovação para fazer melhorias no local comercial e se você ou o proprietário escolherá o empreiteiro para fazer o trabalho.
Passo 4
Defina a duração do aluguel. A próxima etapa para negociar um arrendamento comercial é discutir rapidamente os termos (ou duração) do arrendamento. A maioria das empresas opta por um arrendamento de 1 ano até ter certeza de que seu negócio está estável e estará disponível nos próximos anos. Outros se sentem confortáveis com um aluguel de 5 anos, que geralmente podem negociar a uma taxa reduzida. (Os proprietários adoram ter inquilinos de longo prazo, portanto, reduzirão o preço se souberem que podem garantir um inquilino por alguns anos.)
Etapa 5
Cubra outros pequenos detalhes. Por fim, certifique-se de que você não deixou nenhum detalhe fora das negociações do arrendamento comercial. Você discutiu qual sinalização será aceitável? O que acontece se você precisar se mudar? Você pode trazer um sublocatário? Todos esses problemas precisam ser resolvidos antes de você assinar um contrato de arrendamento comercial. Como precaução final, alugue o seu advogado ou advogado e peça-lhe que analise o contrato. Você nunca deve ter muito cuidado ao assinar um contrato de arrendamento comercial, e seu advogado o ajudará a reconhecer exatamente o que você está assinando.