Agora que o seu aluguel expirou, você se depara com duas opções - encontrar uma nova casa ou renovar o aluguel. Se você acha que renovar o aluguel é a melhor opção, veja como você pode conseguir mais um ano no seu apartamento ou unidade residencial.
Avalie suas condições de moradia. Em primeiro lugar, tente determinar se é melhor para você encontrar uma nova casa ou renovar o aluguel. Algumas pessoas estendem o aluguel simplesmente porque já se acostumaram com sua casa ou porque não querem ter um esforço extra para encontrar um lugar melhor. Lembre-se, no entanto, de que há muitos lugares ótimos esperando por você, se você dedicar seu tempo e esforço para procurá-los. O preço da habitação também diminuiu, razão pela qual tem boas hipóteses de encontrar uma casa ou apartamento mais barato se dedicar algum tempo à procura. E com a atual crise econômica, uma casa boa, mas barata, deve sempre ser considerada. No entanto, se você já tem o que considera ser a casa mais conveniente e com preço competitivo, deve renovar o aluguel.
Cópia pessoal
Verifique os documentos de locação. Em seguida, obtenha sua cópia pessoal dos documentos de arrendamento e leia as disposições para renovar o arrendamento. Normalmente, o contrato de arrendamento especifica o período de tempo durante o qual você é obrigado por lei a ficar na casa. Alguns contratos de locação são mais detalhados, no entanto, e fornecerão disposições sobre como você deve proceder caso queira renovar seu aluguel. Verificar os documentos do aluguel não só garante que você tem o direito de renovar o aluguel, mas também dá uma ideia dos direitos que o seu senhorio também tem. Normalmente, isso inclui o direito de alterar os termos e condições do aluguel.
Escreva para o seu senhorio. Em seguida, escreva uma carta formal ao proprietário declarando seu desejo de renovar o contrato. Peça também uma reunião com o proprietário para que vocês dois possam discutir as novas condições que regem a renovação do aluguel da sua casa.
Preço de aluguel
Negociações. Lembre-se de que com um novo contrato de arrendamento estão novos termos e condições. Você terá que especificar o tempo de duração do aluguel e o preço do aluguel. Você também pode usar seus registros anteriores como inquilino como moeda de troca para o aluguel. Alguns proprietários irão reduzir o valor do aluguel se você for um inquilino particularmente recomendável.
Por fim, certifique-se de conhecer as regras que governam a cidade em que você mora. Existem estados que possuem leis de controle de aluguéis, enquanto outros não as possuem. Se necessário, você deve consultar um advogado para ajudá-lo a orientar sobre o que você pode e não pode fazer durante a renovação do contrato de locação. Verificar a legalidade do seu aluguel renovado é a melhor maneira de garantir que você poderá desfrutar da sua casa com segurança, sem riscos de ser expulso ou sofrer aumentos repentinos no aluguel.