Dívida nunca é uma coisa boa de se ter e, muitas vezes, torna-se demais para alguém lidar. Como o custo de tudo continua subindo e as taxas de pagamento permanecem estagnadas, é fácil ver como tantas pessoas estão se endividando demais.
Processo de alívio da dívida
Para iniciar um processo de alívio da dívida, você deve primeiro abordar honestamente seus problemas de dívida. Você precisará fazer a si mesmo algumas perguntas muito difíceis e as respostas que der determinarão o plano de ação de que você precisará para ajudá-lo a superar seus problemas de dívida.
Se você tem uma renda estável, pode ser capaz de ajustar seus problemas de dívidas simplesmente cortando seus hábitos de consumo e aplicando seu dinheiro extra em suas dívidas. Se você tiver muitos cartões de crédito e outras dívidas não garantidas, deverá eliminar essa dívida primeiro. Cartões de crédito e contas de financiamento de lojas têm as taxas de juros mais altas do mercado. Você deve pagar essas contas o mais rápido possível e evitar usá-las durante o processo.
Pagamento mensal mais baixo
Se você tem uma renda estável, mas sua dívida excedeu o que você traz, você pode considerar o uso de uma empresa de consolidação ou liquidação de dívidas para ajudá-lo. Estas são duas formas diferentes de ajuda financeira. Uma empresa de liquidação de dívidas irá ajudá-lo a negociar um saldo de pagamento muito baixo e, quando o valor for acordado, você paga a dívida integralmente. As empresas de liquidação reduzirão drasticamente sua dívida, mas você não poderá mais usar essa conta. Uma empresa de consolidação de dívidas também será capaz de reduzir sua dívida, mas eles irão ajudá-lo a obter um empréstimo para pagar todas as suas contas, deixando-o com um pagamento mensal menor.
Se você perdeu toda a sua renda e está seriamente endividado, pode ser necessário considerar a falência. Existem dois formulários que você pode escolher no Capítulo 7 ou 13. Dependendo da sua situação e da carga da dívida, um advogado o ajudará a determinar qual opção é a melhor de sua parte. Esperançosamente, você não terá que tomar essa opção, pois a falência pode deixá-lo em pior situação do que antes de iniciar o processo.
A coisa mais útil que você pode fazer para começar sua jornada para a liberdade financeira é simplesmente parar de gastar tanto dinheiro. Parece quase bobo dizer, mas é a verdade absoluta. Economize seu dinheiro e só use o crédito quando for absolutamente necessário. Seguir um plano básico como esse pode ajudá-lo por toda a vida. Se você está endividado, não importa o quão grande ou pequeno seja, assuma o controle e faça-o rapidamente. A dívida tem uma maneira sorrateira de se tornar maior do que o esperado em um ritmo mais rápido do que o esperado. Ao ver o problema e assumir o controle, você terá sucesso.