O colecalciferol, mais conhecido como vitamina D3, é um nutriente essencial para a manutenção de ossos robustos. Também é muito útil para melhorar a imunidade do corpo a doenças cardíacas, diabetes e até câncer. Foi demonstrado que tomar suplementos de vitamina D3 diminui a probabilidade de desenvolver doenças relacionadas à densidade óssea, como osteoporose e raquitismo. Tomar vitamina D também pode ajudar a reduzir a pressão arterial. A vitamina também tem um papel importante no desenvolvimento do cérebro. Um estudo bastante recente mostrou um aumento no autismo entre crianças somalis nascidas de mães com deficiência de vitamina D3. Outro benefício que a vitamina D3 traz é sua ajuda no desenvolvimento emocional adequado e coordenação motora grossa.
Pressão alta
O que a maioria das pessoas não sabe é que a vitamina D3, como toda vitamina D, é um hormônio. O corpo produz a vitamina naturalmente, fornecendo-nos um suprimento constante. Se isso não bastasse, a vitamina D3 também é facilmente absorvida da luz solar. Sim, o bronzeamento tem algum valor nutricional! A dose diária recomendada (RDA) de vitamina D3 é de 200 UI. Atender a esse padrão ajudará a protegê-lo contra pressão alta, obesidade, osteoporose, melanoma e (isso pode ser surpreendente para você) algumas formas de doença mental. Essa quantidade escassa é alcançada mais facilmente sentando-se algumas horas ao sol, mas existem outras maneiras de obtê-lo se a luz solar não for uma opção.
O problema é que, com as coisas como estão no mundo hoje, podemos não estar recebendo sol suficiente. Ficamos bastante conscientes dos efeitos nocivos da luz solar, desde correr o risco de ter uma pele ruim até o risco de desenvolver câncer de pele, então aplicamos quantidades generosas de protetor solar ou simplesmente evitamos a luz solar completamente. Nosso estilo de vida nos fez passar mais tempo dentro de casa, longe dos raios solares. A poluição do ar fornece uma cobertura densa sobre nossas cidades, bloqueando a luz do sol e prejudicando nossos pulmões ao mesmo tempo. Outro problema surge do número de alimentos que fornecem uma quantidade adequada de vitamina D3 - simplesmente não há tantos.
Óleo de fígado de bacalhau
Alguns dos alimentos que contêm boas quantidades de vitamina D3 são peixes, óleo de fígado de bacalhau e ovos. A incorporação de quantidades adequadas desses alimentos em sua dieta o ajudará a obter a vitamina D3 de que precisa. Isso o ajudará a consultar um nutricionista para saber a ingestão recomendada.
Você pode comprar uma variedade de suplementos de vitamina D3 em sua farmácia local ou loja de produtos naturais. Passe por aqui e pergunte sobre suas escolhas. Observe as diferentes quantidades de vitamina D3 entre cada marca e decida qual delas você acha que será a melhor para você.
Agora, algumas pessoas se preocupam com a "overdose" de vitamina D3. A boa notícia é que as chances de isso acontecer são realmente muito baixas. Para sentir quaisquer efeitos tóxicos do excesso de vitamina D3 em seu sistema, você precisa ingerir grandes quantidades dela regularmente durante algumas semanas. Você pode encontrar um relatório detalhado sobre isso em um artigo de 1999 no European Journal of Clinical Nutrition, se não estiver convencido.