Como medir a amplitude de movimento de flexão do ombro?
Emiliano Samuel Sales Jr.
• 3 min de leitura
Você já viu essa cena com frequência. Enquanto estava na biblioteca, uma garota tenta em vão pegar um livro em uma das prateleiras de cima e falha miseravelmente, apesar de uma segunda tentativa. Um cara alto percebe e a ajuda a sair. Ele pega o livro, esticando os braços para recuperá-lo com sucesso. Ela é uma garota feliz. Isso só prova que: Um, o cavalheirismo não está morto. Dois, o cara alto exibe amplitude de movimento de flexão de ombro precisa.
O que exatamente é a flexão de ombro? É um nome complicado para uma função motora que simplesmente permite que seus músculos e articulações alcancem algo como um livro em cima de uma estante, uma bola de vôlei na rede, uma bola de tênis para rebater com sua raquete e bloquear um arremesso basquetebol.
Medindo a amplitude de flexão do ombro
Quando você não pode fazer nada disso, há algo errado com o conjunto de músculos e articulações na área do ombro que pode ser identificado medindo a amplitude de movimento de flexão do ombro.
Veja como isso é feito.
1. Ferramenta de medição. A medição precisa da amplitude de movimento da flexão do ombro é realizada com o uso de um goniômetro. Retirado das palavras gregas Gonia (ângulo) e Metron (medir), esta ferramenta é usada na prática da Terapia Física e Ocupacional para medir a amplitude de movimento das articulações e grupos musculares, por exemplo, braço com cotovelo, ombro com costas. Olhando para um, você descobrirá que é semelhante a uma bússola e uma régua reta, apenas que esta é combinada para formar uma única ferramenta de medição.
2. Posição de medição
Peça ao seu paciente para se deitar de costas sobre uma mesa firme e lisa.
Você pode ter certeza de que ele está deitado de costas corretamente, pedindo-lhe para dobrar as pernas na altura dos joelhos. Isso também alivia a pressão indesejada em suas costas.
Seus braços devem estar paralelos aos lados com as palmas das mãos abertas e voltadas para dentro.
3. Procedimento de medição. Usando o sentido do tato, comece a apalpar ou procurar a massa muscular na parte superior do braço, tateando o caminho até o ombro. Você também pode encontrar facilmente isso visualmente, pedindo-lhe para girar os braços para a frente e para trás. Assim que encontrá-lo, coloque o Goniômetro sobre essa massa muscular e use sua mão livre para levantar os braços dele acima da cabeça. Ajuste o braço reto do Goniômetro manualmente, colocando-o na haste do osso mais grosso próximo ao seu cotovelo. Depois de inclinado nessa posição, você obterá uma leitura da capacidade dele de alongar os músculos e as articulações. Em termos médicos, a amplitude de movimento de seu ombro.
O ideal é que seu paciente tenha uma leitura de 180 graus e acima para você dizer que seus ombros estão em ótimo estado. Se ele sentir dor aguda e penetrante durante o check-up, ele deve ser agendado para terapia para evitar o agravamento do problema. Você também deve procurar ajuda profissional se outros sintomas como dormência, formigamento e vermelhidão seguirem o exemplo.