Como alongar as costas?

Ao alongar
Ao alongar, execute cada movimento lenta e cuidadosamente para obter o benefício total de cada exercício e para evitar estender demais os músculos.

As costas estão envolvidas em quase todas as torções e movimentos que seu corpo faz, desde caminhar ou levantar até pegar seu filho. As costas são especialmente propensas a lesões, na maioria das vezes por esforço excessivo e levantamento incorreto. É importante alongar os músculos das costas antes e depois do esforço para reduzir as chances de lesões.

Tapete firme para exercícios

Ao alongar, execute cada movimento lenta e cuidadosamente para obter o benefício total de cada exercício e para evitar estender demais os músculos. Você precisará de uma esteira ou carpete firme para tornar os exercícios mais confortáveis.

  1. Comece deitado no colchonete ou cobertor, com os braços estendidos para os lados, criando um ângulo de 90 graus entre os braços e o corpo.
  2. Dobre os joelhos para que fiquem paralelos aos braços e deslize-os lentamente para um lado, mantendo os joelhos firmemente pressionados um ao outro e movendo-os como uma unidade.
  3. Mantenha essa postura por uma contagem de dez e inspire, com os joelhos dobrados tocando o chão do lado direito do corpo e as costas girando para acomodar o movimento.
  4. Expire devagar e levante os joelhos devagar e gire-os para o lado oposto. Conforme seus joelhos cruzam o ponto mediano, comece uma inspiração lenta.
  5. Mantenha essa postura por uma contagem de dez e inspire, com os joelhos dobrados tocando o chão do lado direito do corpo e as costas girando para acomodar o movimento.
  6. Retorne lentamente à posição inicial e avalie. Suas costas devem estar soltas e relaxadas.

Este movimento não deve causar nenhuma dor no pescoço, ombros ou costas. Se você sentir alguma dor durante o exercício, pare imediatamente. Você pode repetir essa sequência de movimentos quantas vezes achar necessário para alongar completamente os músculos das costas.

Uma forma modificada desse exercício envolve dobrar os joelhos, trazê-los até o peito e, em seguida, segurá-los em um abraço de urso por uma contagem de dez a quinze. Este movimento é um pouco menos eficaz e pode precisar ser repetido várias vezes para obter o melhor resultado. Este movimento modificado é mais adequado para pessoas que sofreram lesões nas costas ou têm alguma outra limitação que impeça o praticante de completar a amplitude total de movimento descrita acima. Como com qualquer exercício, consulte um médico se tiver alguma dúvida em relação ao exercício deste artigo.

Artigos relacionados
  1. Como alongar o quadríceps?
  2. Como tonificar as pernas?
  3. Como tratar um espasmo muscular?
  4. Como monitorar seu consumo de calorias?
  5. Como pisar na água para treinos de fitness aquático?
  6. Como aparar um elenco de barriga?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail