As roseiras são bonitas de se ver, mas podem ser um desafio de cuidar. Um dos problemas mais comuns que você enfrentará ao cuidar de roseiras é a formação de oídio. Isso geralmente resulta da umidade nas flores, botões ou arbustos durante o início da noite. O oídio não matará necessariamente suas roseiras, mas resultará em flores menores.
A cura do oídio em roseiras envolve poda, lavagem, aplicação de uma solução de vinagre e cuidado para que o oídio não reapareça. Aqui estão algumas coisas de que você precisa:
Recipiente de spray
Água
Vinagre
Fermento em pó
Detergente líquido (destinado a louças)
Óleo de cozinha
Flor rosa
Faça uma inspeção visual. Verifique suas roseiras para determinar a gravidade do oídio. Eles geralmente são encontrados no crescimento de novas plantas. Isso pode incluir a flor rosa, folhas ou folhagem.
Podar suas roseiras. Se você encontrar qualquer tumor coberto de míldio denso, será necessário podá-lo. Em vez de o mofo se espalhar para mais partes de suas roseiras, é melhor reduzir a área da folhagem que você precisa tratar.
Arbusto de rosas
Pulverize com água. Após a poda, você pode aguar suas roseiras para se livrar do mofo. Isso é eficaz durante os estágios iniciais da infestação, antes que o míldio se instale.
Prepare uma solução de vinagre. O vinagre e o bicarbonato de sódio têm efeitos antibacterianos. Você precisará preparar uma mistura de cerca de quatro galões de água, um quarto de xícara de vinagre branco, uma colher de sopa de fermento em pó, uma colher de chá de óleo de cozinha e uma colher de chá de detergente. Misture bem a solução. Normalmente, você pode prepará-lo em um balde médio cheio de água, deixando cerca de 0,2 de espaço para os outros ingredientes.
Pulverize a solução de vinagre. Transfira um pouco da solução para um recipiente de spray e borrife nas áreas afetadas das roseiras. Você precisará encharcar as roseiras para obter a solução nas áreas afetadas pelo mofo. Trate suas plantas dessa maneira por vários dias até que o mofo desapareça.
Você pode manter parte da solução em um recipiente diferente e mantê-lo em seu galpão para uso futuro.
A chave para curar o oídio em roseiras é mantê-las secas, exceto quando regar no início da manhã. Água do solo, então você dá umidade às raízes, e não à folhagem. Dessa forma, os microrganismos não se desenvolverão nas flores, folhas e caules dos arbustos. Se isso não puder ser evitado, certifique-se de ter a solução descrita acima facilmente acessível, para que possa borrifar suas roseiras com sua solução caseira sempre que necessário.
Se tudo o mais falhar, seria sensato podar todas as partes da roseira que não podem ser recuperadas do oídio. É melhor podar partes de sua planta do que perder tudo para mofo. Prevenção é a melhor cura. Mas, se o problema existe, a melhor maneira de curá-lo é minimizar o dano e remover a fonte do problema, que é, neste caso, o mofo.