Caminhar tem sido apontado como a maneira mais fácil de incorporar exercícios à dieta e rotina de exercícios de qualquer pessoa. É de baixo impacto e não requer nenhum equipamento especial para ser iniciado. Qualquer pessoa em qualquer condição física pode colher benefícios acrescentando caminhadas à sua rotina de exercícios.
Para tirar o máximo proveito da caminhada, leve em consideração o seguinte:
- Faça um exame físico: seja você um caminhante iniciante ou um atleta experiente, é sempre uma boa ideia fazer uma avaliação física completa antes de iniciar um novo programa de treinamento. Muitas vezes, existem problemas de saúde subjacentes, que podem impedir a tentativa de uma pessoa de entrar em forma. Sem mencionar que é apenas uma boa ideia garantir que tudo esteja em perfeitas condições antes de iniciar um regime de caminhada.
- Compre sapatos de caminhada: não é obrigatório, mas o uso de sapatos de caminhada o ajudará em seus esforços de caminhada, protegendo as articulações e os ossos do impacto, evitando as dores da manhã seguinte que podem acompanhar uma caminhada vigorosa. Se você decidir desistir da compra de sapatos de caminhada, certifique-se de usar um par de sapatos com sola de borracha confortável e bem ajustado para evitar bolhas.
- Mantenha-se hidratado: é importante beber regularmente enquanto caminha, por uma série de razões. Primeiro, quando você se exercita, seu corpo começa a liberar toxinas de suas células em um ritmo acelerado. A água ajuda o corpo a processar essas toxinas e eliminá-las do sistema com mais facilidade. Além disso, a água facilita o controle da temperatura corporal interna. Se você está desidratado, seu corpo não consegue produzir o suor de que precisa para manter a temperatura corporal adequada. Você corre o risco de superaquecimento e desmaio. Isso é especialmente verdadeiro nos meses quentes de verão.
- Comece devagar: é importante entender o conceito de condicionamento. Se você é novo nos exercícios ou apenas no andar, vá com calma. Faça uma caminhada de 15-20 minutos a 3 milhas por hora todos os dias. Depois que isso se tornar mais fácil, adicione velocidade e distância em pequenos incrementos e trabalhe até uma caminhada rápida, aproximadamente 4-5 milhas por hora, trinta a quarenta e cinco minutos por dia. Para adicionar um pouco de variedade, adicione algumas inclinações e declínios para trabalhar outros grupos musculares, mas encurte a duração e a velocidade.
Caminhar é uma ótima maneira de começar a trilhar o caminho do condicionamento físico. Faça isso devagar e com firmeza e, em alguns meses, ficará surpreso com a diferença.