Bromélias são uma grande variedade de plantas exóticas que você pode usar como exibições atraentes em sua casa e jardim. Aqui está como cultivar bromélias:
Saiba mais sobre bromélias. Leia artigos sobre bromélias na Internet, em livros e revistas sobre o cultivo de plantas ornamentais ou pergunte a especialistas em plantá-las.
Vá a lojas de plantas e procure bromélias. Existem dois tipos de bromélias: terrestres e epífitas. Bromélias terrestres crescem no solo, enquanto as epífitas crescem em galhos de árvores. Existem muitos tipos interessantes de bromélias em cada tipo, então divirta-se procurando aquelas que lhe agradam. Pergunte ao dono da loja como plantar e cuidar da bromélia específica que você escolher.
As bromélias crescem melhor em ambientes quentes e ensolarados. A maioria das bromélias prefere luz solar filtrada, enquanto algumas requerem luz solar direta. As bromélias crescem em climas muito úmidos. Mantenha as bromélias longe da poluição do ar e aberturas.
Dê às bromélias um local limpo para crescerem. Remova as plantas mortas e as folhas de seus arredores. Verifique se há pragas no solo, como caracóis, minhocas e lagartas, para evitar que destruam suas bromélias.
As bromélias terrestres prosperam em solo rico em húmus e compostos orgânicos. Certifique-se de que o solo que você está usando seja fértil ou adicione um fertilizante suave para fazê-los crescer adequadamente. Se você estiver cultivando bromélias terrestres em um vaso, certifique-se de que o solo permite que o ar circule e drene a água rapidamente para evitar o apodrecimento das raízes. Não plante bromélias terrestres muito profundamente no solo para permitir que respirem.
As bromélias epifíticas crescem em pequenas quantidades de matéria orgânica que se acumula nos galhos das árvores, com raízes que sustentam a planta e folhas que coletam umidade. Apoie as bromélias epífitas colocando fios em volta dos galhos das árvores para que se apoiem.
Dê às bromélias água adequada, mas não demais para afogá-las. Eles agüentam ficar sem água por dias, então não use muita água para regá-los. Regue as bromélias epífitas borrifando regularmente suas folhas com água, mas nunca coloque outras substâncias sobre elas, pois elas interferirão na absorção de água. Se a água se acumular nas folhas por muito tempo, remova-a, pois pode causar infestação. Além disso, verifique se há acúmulo de sal na água e remova o acúmulo de sal. Você será capaz de dizer se suas bromélias estão bebendo muito sal se as pontas de suas folhas parecerem acastanhadas.
Você também pode cobrir as bromélias em sacos plásticos transparentes e colocar uma maçã dentro com eles. Faça um pequeno orifício no plástico para permitir a entrada de ar. Quando a maçã apodrece, ela vai produzir gás etileno, que ajudará as bromélias a crescer.
Se as bromélias ficarem empoeiradas, você pode limpá-las com um pano macio ou espanador.
O cultivo de bromélias requer paciência e disciplina, mas as recompensas de ter plantas altamente exclusivas e esteticamente agradáveis superam em muito os desafios de cultivá-las. Divirta-se cultivando suas próprias plantas de bromélia.