Como adicionar quatro alimentos altamente antioxidantes à sua dieta?
Gabriela Daniela Anjos de Gome
• 3 min de leitura
Quando as pessoas falam em mudar sua dieta para algo mais saudável, é inevitável que o assunto sobre antioxidantes apareça. Está no topo da lista daqueles que se preocupam com um estilo de vida mais saudável e com a inclusão de mais frutas e vegetais frescos em sua dieta para retardar o processo de envelhecimento e combater certas doenças, como câncer e doenças cardíacas. A maioria das frutas e vegetais contém diferentes níveis de antioxidantes; no entanto, existem quatro frutas consideradas como os mais altos níveis de antioxidantes. Esses níveis são medidos por uma escala chamada capacidade de absorção do radical de oxigênio ou simplesmente ORAC. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos examinou mais de cem vegetais, frutas, nozes, cereais e especiarias e publicou uma lista desses alimentos com alto teor de antioxidantes. Dos que foram selecionados, existem quatro alimentos que são superricos em antioxidantes e nem são difíceis de encontrar. Dê uma olhada abaixo.
Um dos quatro alimentos são frutas vermelhas que você usa para fazer molho de cranberry para o peru do Dia de Ação de Graças. Os oxicocos são muito ricos em produtos químicos com propriedades anti-envelhecimento que afetam as células cerebrais. Esses antioxidantes são chamados de proantocianidinas. Diz-se que isso ajuda a conter a coordenação e a perda de memória, mais comuns em pessoas com idade avançada. Os cranberries podem ser ingeridos como suco ou em conserva. Escolha aqueles com menos ou nenhum açúcar adicionado.
O feijão vermelho é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes. Em seguida, vem o feijão vermelho e o feijão-frade. Esses grãos pequenos e baratos são ricos em flavonóides, que ajudam a diminuir o risco de doenças cardíacas e têm propriedades antivirais e antiinflamatórias.
Os mirtilos silvestres e cultivados também têm propriedades antioxidantes muito altas. Assim como os cranberries, os mirtilos também contêm altos níveis de antocianidina que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele, preservando o colágeno que mantém a aparência da pele jovem e elástica. A antocianidina também é atribuída para ajudar a prevenir a perda de memória precoce e a falta de coordenação corporal, muitas vezes associada ao envelhecimento.
As alcachofras estão no topo da lista das dez frutas e vegetais com níveis superelevados de antioxidantes. Alguns rotulam as alcachofras como uma potência antioxidante. Eles contêm quercetina, conhecida por ajudar a prevenir doenças cardíacas e algumas formas de câncer. As alcachofras também têm propriedades antiinflamatórias e antialérgicas. Eles têm a luteolina, que mantém os níveis de colesterol sob controle, e também a cinarina, que auxilia na regeneração dos tecidos do fígado.
Para obter o máximo benefício das propriedades antioxidantes das frutas e vegetais, coma-os crus ou escaldados. Não os coma isoladamente; em vez disso, aprecie-os misturados com outros alimentos. Você pode misturar as frutas vermelhas em suas saladas e sobremesas e sucos de frutas frescas. Outras frutas e vegetais com alto teor de antioxidantes são ameixas, amoras, framboesas, morangos, maçãs, nozes e ameixas. Da próxima vez que for às compras, inclua esses produtos em sua lista de compras e aproveite os benefícios desses antioxidantes para mantê-lo jovem, saudável e ativo.