Quando a maioria das pessoas pensa em gordura em relação aos alimentos que comem, o próximo pensamento geralmente é ingerir o mínimo possível da substância. Todos nós já ouvimos os efeitos negativos que a gordura pode ter no corpo. O excesso de gordura pode obstruir as artérias, o que torna a pessoa um dos principais candidatos a um ataque cardíaco ou derrame. As gorduras já foram associadas ao diabetes e ao câncer. Também ouvimos de nossos médicos que a gordura é muito ruim para quem tem pressão alta. E muitos atestarão que o excesso de gordura na dieta simplesmente não faz você se sentir bem. Dá a você uma sensação meio letárgica.
Muitos estão evitando o máximo de gordura possível, sem perceber que o corpo precisa de uma certa quantidade de gordura na dieta e que há uma diferença entre gorduras boas e gorduras que podem causar doenças.
Comer cortes magros
Dois tipos de gordura sobre os quais ouvimos falar muito atualmente são a gordura saturada e as gorduras trans. Esses são os tipos de gorduras que você deve limitar em sua dieta. A gordura saturada pode ser impossível de eliminar completamente da dieta porque é encontrada em produtos como leite de vaca, carne e laticínios. Mas há coisas que podem ser feitas para reduzir a ingestão de gorduras saturadas, como beber leite desnatado e comer cortes magros de carne.
A gordura trans é outro tipo de gordura que deve ser limitada na dieta, pois também tem a capacidade de causar efeitos negativos à saúde. As gorduras trans, também conhecidas como gorduras hidrogenadas, são encontradas em muitos alimentos processados. Os fabricantes de alimentos os utilizam porque acrescentam textura e ajudam a prolongar a vida útil dos alimentos.
Função cerebral saudável
Se não tivéssemos gorduras boas, nossos corpos sofreriam. Duas boas gorduras são o ácido linoléico e o ácido alfa-linoléico, que são vitaminas lipossolúveis que o corpo não consegue produzir, mas são necessárias para movimentar as vitaminas A, D, K e E por todo o corpo. Essas gorduras contribuem para a saúde da pele, o funcionamento adequado do local do olho e o funcionamento saudável do cérebro de bebês e crianças.
Gorduras ômega-3, como DHA, também conhecido como ácido docodahexaenóico, e EPA, também conhecido como ácido eicosapentanóico. É outro tipo de gorduras boas conhecido por diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue, um tipo de gordura que pode contribuir para a arteriosclerose. As gorduras Omega-3 são encontradas em peixes de água fria, como salmão e sardinha. Duas outras gorduras podem diminuir os níveis de LDL e colesterol no sangue. Eles são gorduras monoinsaturadas e gorduras poliinsaturadas.
Portanto, ao observarmos nossa ingestão de gordura, não devemos nos esquecer de fazer uma distinção entre gorduras que são boas para o corpo e gorduras que podem causar danos ao corpo e arruinar nossa saúde.