Como gravar a reprodução de uma faixa vocal em uma faixa 4?
Luciana Correia de Araújo
• 3 min de leitura
Um four-track, também conhecido como multi-track, é usado para gravar música por meio de fontes de som separadas e discretas. Posteriormente, essas fontes de som discretas serão harmonizadas e gravadas em uma única fita. Hoje em dia, gravadores multitrilha são usados junto com equipamentos digitais e softwares de computador. Gravadores multi-track são usados para gravar instrumentos e vocais separadamente ou para editar seções de cada um. Uma faixa de quatro, como o nome indica, pode ser usada para gravar quatro trilhas sonoras diferentes, a menos que seja combinada com outras quatro faixas. Uma das ações que podem ser feitas é preparar a reprodução de uma faixa vocal.
Tenha o equipamento necessário. Considere se você deseja equipamentos autônomos de várias trilhas ou aqueles que funcionam com sistemas digitais e software de computador. A opção autônoma é a opção antiquada, trabalhando com equipamento analógico, como cassetes e mixers de som. É ótimo para usar se você quiser se livrar de cabos e aparelhos de alta tecnologia. Você pode simplesmente mexer nos botões e faders para obter o som que deseja. Por outro lado, os sistemas multi-track integrados com software de computador oferecem uma gama maior de possibilidades de edição, como efeitos de plug-in de computador e editores de áudio.
Considere se quatro faixas são suficientes. Conte o número de instrumentos mais vocais que deseja gravar separadamente e use esse número para ajudá-lo a decidir se quatro faixas são suficientes. Você pode "saltar" ou combinar até três faixas diferentes em uma, a fim de conter todas as faixas em seu gravador de quatro faixas.
Grave a faixa vocal. Tenha uma fita cassete pronta para armazenar a gravação do vocal. Coloque a faixa instrumental e toque-a, para que você possa criar a gravação vocal enquanto toca os instrumentais. Ao mesmo tempo, pressione gravar para que seus vocais sejam registrados de acordo. Certifique-se de gravar em uma sala com boa acústica e de usar um microfone de alta qualidade. A regra geral é que você grave os vocais por último para que eles se misturem bem com o resto das faixas.
Conheça algumas técnicas de gravação de voz. É melhor que você fique a cerca de 20 a 30 centímetros do microfone enquanto canta, pois isso pode eliminar efetivamente os popping s's, p's e b's. Evite usar tampas de espuma em seu microfone, pois isso causa sons de assobio desagradáveis.
Ouça a reprodução da faixa vocal. Depois de gravar seus vocais, pressione o botão retroceder e reproduzir para que você possa ouvir novamente. Você pode tocar as outras trilhas ao mesmo tempo, para ter a sensação de como todas as trilhas serão unificadas e mixadas posteriormente. Enquanto ouve, verifique se alguma faixa domina a outra.
Verifique como os vocais soam em outro equipamento. Algumas gravações podem soar diferentes quando reproduzidas em outras máquinas de trilha. Você também deve anotar tudo o que fizer, especialmente durante a mixagem, para saber como replicar os efeitos quando necessário.
Preparar a reprodução da trilha vocal é um dos procedimentos mais simples envolvidos na gravação de várias trilhas. Leia também sobre técnicas de mixagem, como eliminar fontes de chiado em sua gravação e como reduzir o ruído.