Como aprender sobre famosos artistas de desenho em pastel?

O francês Edgar Degas cofundou o grupo impressionistas
Membro da classe alta e altamente educado, o francês Edgar Degas cofundou o grupo impressionistas e defendeu as obras de arte em tons pastéis.

Os desenhos em pastel não estão tão em voga hoje como estavam nos séculos XVIII e XIX. Mas, graças aos artistas que usaram o pó de pigmento na criação de algumas das imagens mais bonitas do mundo, a arte não foi perdida. Dê uma olhada nessas histórias rápidas sobre obras de arte em tons pastéis e a vida de alguns homens (e de uma mulher) que evocaram vidas e mundos com a ponta de suas canetas pastéis.

  1. Edgar Degas. Membro da classe alta e altamente educado, o francês Edgar Degas cofundou o grupo impressionistas e defendeu as obras de arte em tons pastéis. A mulher tomando banho em uma banheira rasa foi uma de suas obras amplamente criticadas, que foi exibida ao lado de seus outros retratos em pastel na exposição impressionista final em 1886. Mas permaneceu uma peça de arte memorável e notável por mostrar seus estilos incomuns de desenho em pastel. Ele transmitiu novos ângulos e perspectivas para seus assuntos. Ele deixou sua marca principalmente por meio de sua criação única de imagens que sempre pareciam estar em movimento. Bailarinas, lavadeiras e cantoras de café-concerto eram alguns de seus temas favoritos.
  2. Mary Stevenson Cassatt. A artista europeia educada na França Mary Cassatt foi protegida de Edgar Degas, que também a encorajou em seu esforço de fazer gravuras. Ela foi a única europeia que se tornou membro oficial dos impressionistas. Como seu mentor, ela estava principalmente interessada em composições de figuras. Mulheres e crianças eram seus temas principais na maioria das pinturas. Muitas de suas representações estavam vinculadas ao domínio clandestino do lar. Em sua famosa arte em pastel Nurse Reading to a Little Girl, ela empregou as técnicas de simetria, equilibrando luz e sombra, e variando traços nos objetos e no fundo. Ela definiu a intimidade através do efeito direto e menos formal do uso do pastel no desenho.
    Os desenhos em pastel não estão tão em voga hoje como estavam nos séculos XVIII
    Os desenhos em pastel não estão tão em voga hoje como estavam nos séculos XVIII e XIX.
  3. Edouard Manet. Ele foi um daqueles artistas que se recusou a rotular suas obras pessoais. Mas críticos e estudiosos costumam comparar seu trabalho com o dos impressionistas. Cenas cotidianas foram retratadas em suas pinturas. Seu estilo era inovador, sua interpretação era moderna. Em vez de misturar cores, ele as colocou lado a lado, permitindo que o olho as misturasse automaticamente. As superfícies de suas pinturas não eram totalmente cobertas por pinceladas, o que lhes dava uma aparência "inacabada". Embora muitos tenham criticado seu estilo, muitas galerias em todo o mundo incluíram seus retratos em exposições.
  4. Ferdinand-Victor-Eugène Delacroix. Um dos líderes do Movimento Romântico, seu legado sobreviveu para influenciar o impressionismo com suas ávidas pinceladas. Ele ficou fascinado com os preços locais do dia-a-dia de sua época. Embora não tenha sido um pioneiro dos desenhos em pastel, seu total chegou a 1.500 obras de arte em pastel. Dizem que Edgar Degas comprou uma das incontáveis pinturas de Delacroix para adicionar à sua coleção particular. Seu fascínio sem fim pelas cores e a habilidade de aplicá-las aos desenhos o tornaram um dos pintores mais viáveis em museus até agora.

Esses são alguns dos talentosos que mudaram a forma como o desenho a pastel era visto, não apenas na França, Europa e Europa, mas na maior parte do mundo. A arte permanece viva porque esses pintores permanecem vivos no coração e na alma de quem ama a arte como a própria vida.

Artigos relacionados
  1. Como aprender a pintar quadros?
  2. Como aprender técnicas de mosaico?
  3. Como aprender pintura em aquarela?
  4. Como aprender a técnica do pastel de óleo?
  5. Como aprender a desenhar letras de graffiti?
  6. Como aprender técnicas de pintura em aquarela?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail