A escolha de um vinho que complemente a sua comida pode tornar a refeição mais agradável. Algumas pessoas se esforçam muito para combinar a comida com o vinho perfeito, mas realmente não precisa ser tão doloroso. Se você seguir algumas orientações simples, o vinho que você escolher deve complementar sua refeição perfeitamente. Lembre-se de que essas são diretrizes, não regras. A única regra deve ser beber o que quiser.
As antigas leis estabelecidas sobre a combinação de vinhos ditam que o vinho tinto deve ser servido com carne e macarrão, e o vinho branco com frango e peixe. Se você não tem nenhuma outra pista, então esta ainda pode ser uma boa diretriz. No entanto, existem algumas outras diretrizes simples que oferecem maior variedade.
A orientação geral é combinar vinhos de corpo leve com alimentos mais leves e vinhos de corpo pesado com alimentos mais pesados e saborosos. O corpo de um vinho é o quão poderoso e pesado ele é sentido na boca.
Ao combinar alimentos como frutos do mar leves, frango assado ou grelhado, peru, queijos leves e presunto, um vinho leve é uma boa escolha. Se você deseja combinar vinho branco com esses alimentos, experimente Riesling, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio ou até mesmo uma rosa como Zinfandel Branco. Se preferir vinho tinto, experimente um Beaujolais, Pinot Noir ou Burgundy.
Ao combinar alimentos como carne de vaca, caça, frango assado, porco assado, caça ou massas em um molho vermelho pesado, um vinho encorpado e saboroso é uma boa escolha. Experimente um Cabernet Sauvignon, Zinfandel, Syrah ou Merlot. Se você gostaria de combinar um vinho branco com esses alimentos, experimente Chardonnay, Gewurztraminer ou Pinot Blanc.
Alimentos e vinhos da mesma região geralmente funcionam bem juntos porque, com o tempo, as pessoas da região naturalmente consideram um ao criar o outro. Por isso, os pratos italianos costumam acompanhar um bom Chianti, que é um vinho italiano clássico.
Vinhos de sobremesa como Muscats, Ports e Sherries são vinhos muito doces. Muscats são os mais doces e não são recomendados para emparelhar com comida. Portos e Sherries, no entanto, podem ser combinados desde que a sobremesa não seja mais doce do que o próprio vinho; o vinho azedará na boca se combinado com um alimento mais doce. Os vinhos do Porto combinam-se classicamente com queijos de sobremesa, principalmente o Stilton. Eles se adaptam bem com qualquer queijo bleu ou queijo duro e saboroso. Os Portos também funcionam bem com sobremesas de chocolate ou creme. O xerez é outra opção com queijos de sobremesa. Experimente combinar Sherry com nozes ou sobremesas de nozes também.
Se você não se sentir confortável experimentando escolhas de vinhos e simplesmente quiser um guia de quais vinhos geralmente combinam com quais alimentos, aqui está uma lista de alimentos com vinhos que os especialistas geralmente concordam que se complementam:
Queijo - Str ong - Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot.
Sobremesas - Gewurztraminer, Riesling, White Zinfandel.
Ao trazer vinho para uma festa, pergunte ao anfitrião qual será o prato principal e selecione um vinho que o complemente. Se o anfitrião disser que não importa o tipo de vinho que você traz ou é um jantar frito sem prato principal, opte por vinhos de corpo médio como Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Merlot ou Syrah.
Lembre-se, essas são apenas diretrizes. Se você encontrar um vinho que, em sua opinião, complementa uma comida, mas a combinação viola essas diretrizes, beba mesmo assim! No final das contas, o gosto pessoal é tudo o que importa!
Dicas rápidas:
Um vinho terá um sabor diferente quando se misturar com os sabores dos alimentos.